Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Casamento “real” ou “fictício”?

 
Considero uma enorme falta de respeito da mídia brasileira, que de forma geral, demonstra subserviência aos imperialistas e praticamente, num nível “colonial”, apresenta um comportamento de “súditos” e multiplicadores de interesses “aristocráticos”.
Ao tentar assistir alguma coisa que de fato tinha relevância comigo, cidadão brasileiro, fiquei indignado ao ligar a televisão  e tentar encontrar em vão, buscando em todos os canais abertos alguma notícia, seja da política, economia ou até sobre clima, mas, de forma “violenta”, vergonhosa, autoritária, subserviente e escrava do sensacionalismo, a Globo, o SBT, a Rede TV, a Record, a Bandeirantes... só transmitiam o tal do “casamentozinho” dos “bonecos de enfeite” da Inglaterra. Respeito quem gosta de “contos de fadas”, ilusões, quem acredita em branca de neve e os sete anões ou até mesmo no Papai Noel, mas, privar o povo brasileiro de optar em assistir algo diferente, isso é para mim no mínimo uma enorme falta de respeito.
Caracteriza, em minha opinião, que a nossa mídia é um poderoso instrumento acéfalo e medíocre, que infelizmente, com todo o poder de formação de opiniões deveria cuidar mais em combater e denunciar a falta de respeito ao consumidor, a corrupção, as obras públicas inacabadas, o descaso com a saúde, a educação e a segurança, as crianças que sofrem violências, as injustiças e a falta de uma política ambiental séria. Acredito na existência de  assuntos mais importantes do que esse casamento aristocrata e que de fato não tem influência nenhuma no nosso País a não ser para algumas dondocas copiarem o vestido da noiva ou sonharem com a ornamentação do casamento real, fora isso, é ridículo dispensar tanto horário nobre com um assunto tão inócuo. 
Podemos pensar na Inglaterra lembrando da sua contribuição para com a América Latina a partir da "Tríplice Aliança"...




10milhoes_250x250.gif


 
Demóstenes Monteiro Coelho

domingo, 24 de abril de 2011

O povo tem o governo que merece


"O homem é o único ser vivo que tem que ser educado."
Immanuel Kant.
 
O nosso Brasil precisa de políticos corajosos e líderes que invistam efetivamente na educação, para que o povo, com educação adequada, com disciplina, procurem o sucesso, conhecendo os seus direitos e deveres de cidadãos e se tornem colaboradores conscientes na construção de uma grande nação e saibam dizer não as oligarquias, ao coronelismo e a corrupção.
Precisamos de uma política que trabalhe com a conscientização e não com a alienação. Basta lembrarmos das medíocres campanhas espalhadas nas ruas, nos muros e na falta de propostas, de projetos e de vontade na execução do plano de governo em favor do bem comum. As propostas e os debates ficam em segundo plano, pois, as bandeirinhas, os cartazes, os santinhos e as trocas de votos em primeiro plano. Infelizmente, político bom e que tem chances de eleição é aquele que tem maior poder de gasto e maior financiamento durante a eleição.

As campanhas acontecem em clima de caos, fazendo valer o título de país do futebol e do carnaval, nesse clima carnavalesco com as ruas pintadas e poluídas com as cores dos candidatos, “guerreiros” fantasiados com as camisas das campanhas, motivados pelo pagamento no final da tarde, que ajudam a disseminar os “ídolos”, instaurando no povão a falsa idéia de heróis ao som das paródias patéticas e desconexas tocadas nas esquinas em volume máximo. 


 









 
Fica uma reflexão:

 
“O povo tem o governo que merece”( Nicolau Maquiavel)

 
Deixe um comentário sobre os seus governantes.




                                                                              Demóstenes Monteiro Coelho

sábado, 23 de abril de 2011

Segurança da informação: necessidade de ter segurança.

 
As organizações e os seus sistemas de informação e redes estão sendo provados, crescentemente, em um grande universo de tipos de ameaças à segurança, incluindo fraude eletrônica, espionagem, sabotagem, vandalismo, fogo e inundação. Além disso, quando a fonte de danos consiste de vírus, crackers e ataques de negação de serviço, por exemplo, o que se pode constatar é que estes estão cada vez mais sofisticados e, por conseguinte, torna-se sempre mais difícil evitá-los.

 
A dependência em sistemas de informação e serviços deixa as organizações mais vulneráveis às ameaças de segurança.
 
A interconexão das redes privadas, a Internet e o compartilhamento dos recursos aumentam a dificuldade de se dispor de um controle de acesso realmente eficiente. Cresce, então, a necessidade de identificar os controles que devem ser implantados. Logo,ninguém mais sobrevive sem segurança hoje.
Observe a porcentagem de ataques ocorridos em empresas brasileiras:
 
clip_image002
· A segurança como meio: a segurança da informação visa garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação, não repúdio e autenticidade.
· A segurança como fim: a segurança da informação é alcançada por meio de práticas e políticas voltadas a uma adequada padronização operacional e gerencial dos ativos, e de processo que manipulam e executem a informação.
Um incidente gera impactos aos processo de negócio da empresa, sendo ele o elemento a ser evitado em uma cadeia de gestão de processos e pessoas.
 
E quando se fala de segurança em computadores pessoais dos quais muitos ataques partem. Será que os internautas estão dando a devida atenção ao item segurança?
E sua empresa está segura? Quais os critérios de segurança adotados para proteger as informações contidas em seus computadores?







10milhoes_468x60.gif



 
                                                                                           Fonte: Segurança da Informação. Unisul Virtual.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Naruto –Top de pesquisa Google no Brasil

 
Curiosidade
 
Como resultado para o número de pesquisa mais efetuadas no Google para serviços regionais, o Naruto ficou em segundo lugar em termos mais pesquisados no Brasil em 2008. Uma febre que contagia um bom número de apreciadores.
 
Um pouco de curiosidade:
 
Naruto é uma série de mangá criada por Masashi Kishimoto e serializada na revista semanal Shonen Jump desde 1999. Recebeu uma adaptação para anime em 2002 produzida pelo Studio Pierrot e exibida pela TV Tokyo, seguida de Naruto: Shippūden (Crônicas de um Furacão) em fevereiro de 2007, correspondente à segunda parte do mangá.
Naruto Uzumaki é um menino que vive em Konohagakure no Sato (Vila Oculta da Folha na adaptação ao português), a vila ninja do País do Fogo. Quando ainda bebê, Naruto teve aprisionada em seu corpo a Kyuubi no Youko (Raposa de Nove Caudas) por Minato Namikaze (quarto Hokage, e seu pai), com a finalidade de salvar a Vila Oculta da Folha. Desde então, Naruto é visto por muitas pessoas como um monstro, não só pelos familiares das pessoas mortas pela Kyuubi, mas também por pessoas que não toleram suas brincadeiras, já que o mesmo é extremamente hiperativo, incompreendido e solitário. Naruto sonha em se tornar o Hokage de sua vila, um ninja poderoso e respeitado, para assim poder ser reconhecido por todos.
Naruto tem sido bem recebido tanto no Japão como nos Estados Unidos. Até o volume 50 o mangá já vendeu mais de 100 milhões de cópias no Japão, com isso Naruto é o quinto mangá da Shonen Jump a alcançar esta marca. A série de mangá Naruto se tornou uma das séries de maior sucesso da Viz, tendo quase 10% das vendas de todos os mangás de 2006. O sétimo volume lançado pela Viz se tornou o primeiro mangá a ganhar o Quill Awards quando este ganhou o prêmio pelo "Best Graphic Novel" em 2006. Naruto é atualmente o segundo mangá mais popular no Japão, perdendo apenas para One Piece.
Mangá
No Brasil
 
O mangá é publicado pela Panini Comics desde Maio de 2007, vendido nas bancas ou por assinatura. Em Maio de 2010 a Panini Comics, lança a revista Naruto Pocket, uma reedição do mangá Naruto no formato original dos Tankōbons (11,4 cm x 17,7 cm, formato A dos livros de bolso), publicação essa anunciada para Junho de 2009.
A Edição brasileira do mangá, assim como vários outros títulos, é publicada no tradicional formatinho brasileiro (13,5 cm x 21 cm).











10milhoes_250x250.gif



Gabriel O Pensador - Pega Ladrão

Brasil campeão! Confira!

 
Brasil é campeão em pessoas SEM diploma universitário!
 
Apenas 11% dos brasileiros com idade entre 25 e 64 anos têm ensino superior!
Segundo o levantamento feito por Ernesto Faria, especialista em análise de dados educacionais, que tomou como base o relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) o Brasil está em último lugar em um grupo de 36 países com relação a população de 25 a 64 anos que possui nível superior. Isso corresponde a apenas 11% dos brasileiros (com idade entre 25 e 64 anos) possui diploma universitário.
Esse dado revela claramente que os governos não fizeram nada ou praticamente nada para que a educação fosse priorizada. Infelizmente esse resultado é uma vergonha para o nosso país que se preocupa apenas em manter o status de país do carnaval e do futebol.
Apesar do número de alunos ter aumentado nas escolas, ainda pode-se questionar como esse aluno deixa a escola e o quantitativo de analfabetos funcionais que o Brasil possui, em contrapartida tem-se um número vergonhoso de vagas nas universidades públicas, desproporcional a demanda, levando em consideração que 75% das vagas estão nas Universidades privadas.
O sonho de conquistar um disputado lugar em uma universidade fica bem distante para a esmagadora maioria da população. Os problemas são enormes, desigualdade social, pouquíssimas vagas, ensino médio sem qualidade.
Uma coisa interessante de se observar e demonstra de forma clara é que as universidades federais, cujas verbas públicas que possuem a mesma origem, recebem um tratamento diferenciado, os professores são bem remunerados (em comparação com as escolas de nível básico chega a ser humilhante), os investimentos são outros, a estrutura é completamente diferente das escolas públicas.
É algo para se pensar. O ingresso do cidadão brasileiro numa universidade é um sonho para poucos nesse país, infelizmente, apenas 11% de toda a população brasileira conseguiram realizar esse objetivo. Os “heróis” que almejam o ingresso em um curso superior precisam passar por uma maratona de vestibulares, de ENEM, do SISU, das inscrições, das cotas e ainda tem que ficar torcendo para não dar pane no sistema ou a pontuação ser suficiente para o ingresso.
Vamos ficar torcendo para isso melhorar e esperar mudanças na educação, quem sabe se o Brasil prioriza o que de fato pode torná-lo uma grande potência num futuro distante. 




E a reforma tributária?
E a reforma política?
E a reforma no judiciário?
Como cidadão você confia na justiça desse país? 









Deixe um comentário, um desabafo ou um protesto. 


Cique aqui:  http://www.afiliads.com/?id_ind=105091  
 
                                                                  
                                                                                                                     Demóstenes Monteiro Coelho

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Mark Zuckerberg x Steve Jobs

Incrível! O jovem Zuckerberg supera Steve Jobs na lista dos mais ricos do mundo!


 
O dono do Facebook é uma das quarenta pessoas mais ricas do mundo, chegando a superar o dono da Apple, nada menos que Steve Jobs. A Revista Forbes coloca Mark Zuckerberg no 35º lugar, numa lista liderada por Bill Gates, chefe da Microsoft.

 
Estima-se que Zuckerberg atualmente possui uma fortuna em torno de 6,9 milhões de dólares, impressionante quando se trata de um jovem com apenas 26 anos.
 
Segundo a revista Forbes, o poderosíssimo Bill Gates permanece no primeiro lugar, com uma fortuna avaliada em 54 milhões.
 
Ninguém, nem o próprio Mark Zuckerberg (ao lado de uns amigos) poderia imaginar que ao criar o Facebook, estaria criando uma mina de ouro e que em pouco menos de dez anos, um projeto universitário cresceria exponencialmente e o tornaria uma das pessoas mais ricas do mundo.
É interessante destacar que entre os mais ricos do mundo estão as pessoas que negociam na área de informática e internet, com destaque para: a Microsoft, o Facebook, a Google, a Apple, a Oracle, Amazon, eBay, entre outras.
É a era da tecnologia e os precursores estão aproveitando de fato o começo dessa nova realidade, na construção de um mundo cada vez mais globalizado, dependente da tecnologia e formando a sociedade do conhecimento, a sociedade da informação.



 
Demóstenes Monteiro Coelho

terça-feira, 19 de abril de 2011

Spywares – uma praga virtual


Spyware é um programa que tem por objetivo espionar a navegação pela internet. São instalados sem o consentimento do usuário.
Muitos spywares são instalados em seu computador com algum aplicativo. É muito comum encontrar tocadores de MP3 e vídeo, aceleradores, de internet, jogos e utilitários gratuitos e atraentes. A maioria realmente executa o que promete, mas, em troca desta “gratuidade”, instala um ou mais spywares em seu computador e você nem faz idéia. É importante que, antes de iniciar a instalação e de um determinado programa, você verifique, seja em sites de buscas, listas de discussão ou mesmo fóruns, opiniões e recomendações sobre o software em questão.
Se você instalou um programa freeware em seu computador e percebe que este exibe propagandas, suspeite que o programa instalado pode ser um spyware. Verifique o site responsável pelo programa e, se não houver nenhum aviso sobre exibição de publicidade, é possível que sua suspeita esteja correta. É recomendável que você desinstale imediatamente.
Se for instalar um programa desconhecido, leia a licença de uso. Nela, você poderá descobrir se para usar o software, terá que concordar em utilizar outro.
Utilize um antispywares regularmente. Atualmente, existem ótimas opções de programas para rastrear spywares, sendo que os mais conhecidos são: Ad-Aware e o Spybot. Ambos possuem versões gratuitas e eficazes, além de não serem difíceis de configurar.

Mantenha seu antispyware atualizado!
 
Demóstenes Monteiro Coelho

Windows - Restauração do Sistema

 
É muito comum as pessoas instalarem ou desinstalarem programas em seus computadores e depois perceberem que a máquina não ficou funcionando como deveria. Para corrigir esse probleminha é simples, não precisa entrar em pânico e nem gastar dinheiro para tornar seu sistema funcionando como antes.
Periodicamente, é gravado pelo Windows um instantâneo de seu computador, ou seja, é feito um backup das configurações do seu sistema. Esse instantâneo recebe o nome de ponto de restauração do sistema.
Se acontecer de você fazer alguma mudança em seu sistema operacional e de alguma forma percebeu um mal funcionamento, não hesite em fazer uma restauração do sistema.
Aprendendo a restaurar o sistema, siga corretamente os passos:
XP
1. Clique no botão iniciar da barra de tarefas;
2. Clique em programas;
3. Acessórios;
4. Ferramentas do sistema;
5. E por último em restauração do sistema.
6. Aparecera uma janela com duas opções:
a) Restaurar o computador mais cedo: quando você tiver que escolher uma data anterior, ou seja, antes de instalar ou desinstalar ou perceber alguma irregularidade no sistema;
b) Criar um ponto de restauração: para garantir um ponto de restauração caso aconteça algum problema futuro. Você trabalhará com mais segurança.
7. Clique em Criar um ponto de restauração e sem seguida avançar;
Criar um ponto de restauração é prático e muito fácil. Quando aparecer uma janela que pede a descrição do ponto de restauração é só você digitar um nome para a identificação, com por exemplo: “Restauração do sistema” e clicar no botão criar. Em seguida aparecerá outra janela com letras vermelhas indicando a data e o horário do ponto de restauração, depois é só fechar. 

Pronto, seu ponto de restauração do sistema foi criado. 
 
No Windows 7 é bem simples:
Siga os passos:
1. Iniciar;
2. Painel de controle;
3. Sistema e segurança;
4. Central de ações;
5. Na parte inferior a direita clique em “recuperação”;
6. Na próxima janela clique em “abrir restauração do sistema”;
7. Depois é só seguir os passos que se pede. 

Aprenda a restaurar o sistema, é simples e pode solucionar de forma rápida alguns probleminhas que surgir no seu sistema operacional.

Demóstenes Monteiro Coelho

Banda larga no Brasil


Os acessos em banda larga fixa e móvel das prestadoras de serviços de telecomunicações no Brasil alcançaram 38,5 milhões no final do primeiro trimestre de 2011, um avanço de 51,5% em relação à quantidade no final de março de 2010, segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). Com esse número, o Brasil, de acordo com consultorias internacionais, se posiciona na oitava posição no mercado mundial de banda larga móvel e em nono lugar entre os países com maior número de acessos fixos.
Na banda larga fixa os acessos alcançaram 14 milhões ao fim do trimestre, um crescimento de 20,5% em relação a março de 2010. Já as conexões em banda larga móvel - que compreendem as oferecidas por meio de modems de conexão à internet e terminais de terceira geração (3G), como os smartphones - tiveram uma evolução de 77,7%, saltando de 13,7 milhões para 24,4 milhões no mesmo período.
De acordo com dados consolidados pela consultoria Informa e pela organização 4G Americas, no final de 2010 o Brasil, onde são conectados 25 novos acessos em banda larga a cada minuto, já se posicionava como o país latinoamericano com maior crescimento na banda larga móvel e liderava, com 59%, o ranking de acessos a esse serviço na região, seguido pela Argentina com 10%, México, com 6% e Colômbia, com 5%. Esse avanço se torna ainda mais evidente quando se verifica que o Brasil conta com 36% do total da base de telefones celulares na América Latina.
O levantamento da Telebrasil mostra também que os acessos em banda larga fixa (Serviços de Comunicação Multimídia) no Brasil com velocidades inferiores a 1Mbps estão em declínio. As conexões mais rápidas, acima de 2Mbps, já representam 20% dos acessos e é nesta faixa que se verifica o maior ritmo de crescimento. Várias prestadoras estão realizando investimentos para a introdução de ultravelocidades, com a implantação de projetos de FTTH (Fiber to the Home).
O levantamento apura ainda que mais de oito em cada 10 conexões no Brasil estão em residências. Uma das consequências dessa expansão, de acordo com o levantamento Telebrasil, é que 79% dos domicílios que têm computador já navegam na internet em alta velocidade. Os números incluem conexões em banda larga fixa e as oferecidas por meio de modems de acesso à internet móvel.


Cique aqui:  http://www.afiliads.com/?id_ind=105091  








Bill Gates detido no Brasil?

 
Polícia Federal no amazonas notifica equipe de Bill Gates, pois, segundo informações, o pai do Windows e da Microsoft, passava férias com sua equipe no Amazonas e por não terem visto de turistas no passaporte, tiveram que deixar o Brasil no voo do dia 18/04/11 às 2h com destino a Maiami. A infração cometida pelo grupo foi da Lei 6.815/80 e deve resultar em processo administrativo.
Agentes federais prenderam o grupo de apoio de Bill Gates, formado por sete pessoas, quando faziam um passeio de barco no rio Negro, próximo a Manaus. Ao serem detidos os funcionários da Microsoft pediram aos agentes da PF que entrassem em contato com a embaixada americana no Brasil.
Segundo informações da Polícia Federal os funcionários da Microsoft não tinham nem mesmo documentos de identificação e a embarcação não tinha autorização da Marinha para navegar em águas brasileiras, uma vez que os tripulantes estavam ilegais no país. A liberação dos infratores aconteceu com a condição de saírem do Brasil em no máximo três dias.
Fico imaginando se esse episodio acontecesse de forma contrária. Se fosse um grupo de brasileiros, passeando de barco, sem documentação, sem visto, em território dos EUA. O que aconteceria de fato?



Acredito que por não termos o mesmo rigor no cumprimento das nossas Leis e por não se tratar nem de “negro”, “pobre”, “prostituta” ou “ladrão de galinha” não ficaram detidos por um bom tempo e até se sentiram encorajados para praticarem tal delito. Já que nossa população carcerária é praticamente composta por 85% de negros e que rico no Brasil cumpre pena domiciliar com direito a “pizza” e tratamento “VIP”.
 

Demóstenes Monteiro Coelho

domingo, 17 de abril de 2011

A gravidez na adolescência


Vários fatores contribuem para agravar a problemática da gravidez na adolescência que já é crítica para o país. Além da desestrutura familiar, a falta de uma educação sexual eficaz, sem moralismos e direcionada a uma juventude que anseia com aventuras, liberdade e está inserida num contexto social materialista, cercada por uma cultura cada vez mais liberal e hedonista.
Por um lado a sociedade motiva, com seus apelos eróticos, a iniciação sexual cada vez mais precoce, no entanto, não oferece suporte na área da educação, orientação e acompanhamento preventivos, para essa juventude que quer inevitavelmente descobrir e explorar suas potencialidades, e a sexualidade torna-se mais que uma força motriz para tais conquistas. 

É lamentável que as conseqüências para dados tão alarmantes, cujos indicadores apontam mais de 20% de bebês nascidos no Brasil, filhos de mães adolescentes com menos de 18 anos. Nutrindo exponencialmente a desigualdade social que já é gritante nesse país de injustiças e que não descobriu ainda priorizar a educação.
Somente com campanhas preventivas em todo o Estado brasileiro, começando nas escolas e estendendo-se pelos meios de comunicação em massa, alertando e prevenindo desde um conscientizador planejamento familiar, como no uso sadio da sexualidade, sem deixar de lado o respeito à vida e o zelo pela dignidade humana. Poder-se-ia esperar uma gradativa diminuição de algo tão pernicioso para jovens, que iniciaram seus sonhos, suas metas e com a surpresa de uma gravidez indesejada arrasou-lhes implacavelmente suas perspectivas, resultando em abandono, preconceitos, abortos e aumento inconseqüente da marginalização no país.
As autoridades brasileiras precisam sair da letargia em que se encontram e voltarem seus cuidados, para um bem precioso para uma nação, uma juventude que corresponda no futuro, por meio da educação, a promoção de uma sociedade mais justa e próspera. 

A desinformação e a fragilidade da educação sexual são também questões problemáticas. As escolas e os sistemas de educação estão muito mais preocupados em dar conta das matérias cobradas no vestibular, como: física, química, português, matemática, etc., do que em discutir questões de cunho social. Dessa forma, temas como sexualidade, gravidez, drogas, entre outros, ficam restritos, quase sempre, aos projetos, feiras de ciência, semanas temáticas, entre outras ações pontuais. Os governos, por sua vez, também se limitam às campanhas esporádicas. Ainda assim, em geral essas campanhas não primam pela conscientização, mas apenas pela informação a respeito de métodos contraceptivos
 

A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das ideias opostas às dos pais e irmãos, formação da identidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus. É uma fase do desenvolvimento humano que está entre infância e a fase adulta. Muitas alterações são percebidas na fisiologia do organismo, nos pensamentos e nas atitudes desses jovens.
A gravidez é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher e envolve várias alterações físicas e psicológicas. Desde o crescimento do útero e alterações nas mamas a preocupações sobre o futuro da criança que ainda irá nascer. São pensamentos e alterações importantes para o período.
Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade.

O início da atividade sexual está relacionado ao contexto familiar, adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente e engravidam, na maioria das vezes, tem o mesmo histórico dos pais. A queda dos comportamentos conservadores, a liberdade idealizada, o hábito de “ficar” em encontros eventuais, a não utilização de métodos contraceptivos, embora haja distribuição gratuita pelos órgãos de saúde públicos, seja por desconhecimento ou por tentativa de esconder dos pais a vida sexual ativa, fazem com que a cada dia a atividade sexual infantil e juvenil cresça e conseqüentemente haja um aumento do número de gravidez na adolescência.
Para muitos destes jovens, não há perspectiva no futuro, não há planos de vida. Somado a isso, a falta de orientação sexual e de informações pertinentes, a mídia que passa aos jovens a intenção de sensualidade, libido, beleza e liberdade sexual, além da comum fase de fazer tudo por impulso, sem pensar nas consequências, aumenta ainda mais a incidência de gestação juvenil. 

É importante existir diálogo familiar, sem tabus, moralismos e preconceitos, pois, é um fato, os adolescentes precisam de uma atenção especial, de um olhar cuidadoso. A família e a escola precisam trabalhar em parceria, para conduzir da melhor forma possível, a educação nessa fase tão complexa que é a adolescência, pois, além dos hormônios, que nessa etapa afloram causando as mais diversas mudanças no adolescente, outros assuntes preocupam e permeiam as mentes dos jovens: a escola, vestibular, profissão, etc.





10milhoes_250x250.gif




Cique aqui:  http://www.afiliads.com/?id_ind=105091  



Demóstenes Monteiro Coelho

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sexting é crime! Você sabe o que é?

Caso gaúcho expõe risco da troca de conteúdo sexual via celular; entenda o sexting.
 
Antes restrito às manchetes internacionais, os casos de sexting – quando vídeos e imagens com conteúdo sexual vazam na internet ou via celulares – crescem entre adolescentes brasileiros. Um caso recente, registrado na pequena cidade gaúcha de Bom Retiro do Sul, com cerca de 12 mil habitantes, mostra que pais e educadores devem ficar atentos ao problema, com graves consequências psicológicas para as vítimas. “Perdi minha dignidade”, resumiu a garota que aparecia no vídeo espalhado via celular pelos moradores da cidade.
 
Antes de contar sua história, no entanto, uma breve explicação sobre esse fenômeno cada vez mais comum entre os jovens. A palavra sexting é a junção de dois termos em inglês: sex (sexo) e texting (envio de mensagens). O termo – que já ganhou até definição no dicionário resume o compartilhamento, via celular, de textos ou imagens de cunho sexual, mas passou a englobar também conteúdo exposto na internet.
 
Caso gaúcho
 
Voltemos agora à história do começo desta reportagem. Na cidade gaúcha de Bom Retiro do Sul, o vídeo de dois adolescentes de 16 anos fazendo sexo foi espalhado de forma viral entre os moradores. As imagens, que tinham sido gravadas com o consentimento da garota, foram passadas pelo rapaz por celular a dois ou três amigos, como vingança após o término do namoro. Esses amigos repassaram, também por celular, a outros colegas.  Até que o vídeo começou a circular na escola onde a garota era aluna e, depois, em celulares de trabalhadores das fábricas e do comércio da cidade. Em cerca de 48 horas, praticamente todos os moradores já tinham visto ou ouvido falar do vídeo de sexo entre os adolescentes.
Após o escândalo, a jovem parou de ir ao trabalho e, de acordo com o setor jurídico da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, pediu transferência para uma escola de outro município. “Não sei por que isso aconteceu comigo. Eu perdi tudo, trabalho, escola. Perdi minha dignidade”, lamentou a jovem, durante uma entrevista ao programa “Domingo Espetacular”, da TV Record. Enquanto isso, o rapaz que gravou e distribuiu o vídeo agora evita sair de casa com receio de ser reconhecido na rua.
Caso condenado, o adolescente não ficará preso -- terá como pena a prestação de serviços à comunidade, detalha Renato Opice Blum, especialista em Direito Eletrônico. Mas a família da jovem, caso queira, pode processar o rapaz por danos morais e obter indenização. Para adultos que repassarem o vídeo da menor, a pena é de três a seis anos de reclusão e multa, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.
 
Dá para evitar?
 
Um dos principais problemas das imagens de sexting é que elas são usadas posteriormente por sites de pedofilia. Nejm adverte que é importante os pais conversarem com seus filhos sobre não se deixarem fotografar ou filmar em cenas íntimas, mesmo por pessoas em quem confiam – namorados e namoradas. “Muitos pais se eximem da tarefa de falar sobre cidadania na internet com os filhos, dizem que não possuem o conhecimento técnico necessário”, afirma. “O que acontece é que a ‘bronca’, depois que algo ocorre, se torna vazia”, explica o especialista em direitos humanos na internet.
“Os adolescentes não pensam no futuro. Mas é preciso que tenham em mente que, num dia, eles também serão mães e pais, profissionais no mercado de trabalho. E a internet não esquece: é praticamente impossível controlar o destino dessas imagens, uma vez divulgadas na web”, diz o especialista da Safernet
 
Educadores de plantão
 
Numa medida emergencial, a escola estadual de Bom Retiro do Sul onde a vítima do sexting era aluna proibiu o uso de celulares, para evitar a disseminação do vídeo.
Professores receberam orientação da 3ª Coordenadoria Regional de Educação sobre como abordar o tema com os alunos. Além disso, foram realizadas palestras dentro do eixo de cidadania do programa pedagógico com os estudantes – incluindo responsabilidade criminal e consequências legais do sexting, com auxílio do delegado Rodrigo Reis.


 
Os educadores podem destacar os limites de algo que acaba sendo considerado apenas “brincadeira” ou “moda” e, sobretudo, mostrar que a internet não é uma terra sem lei. Na rede, adolescentes tendem a ter um comportamento diferente do que teriam na vida real acreditando na impunidade. “A internet não é mais uma brincadeira, deve ser um lugar onde a cidadania também é exercida”, lembra Nejm.
 
Como denunciar
 
Quem encontra imagens pornográficas envolvendo menores de idade pode denunciar o crime pelo site da Safernet ou diretamente à polícia. É importante guardar os links e se possível capturas de tela dos sites para a denúncia.





O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA
(Lei nº 8.069/90)
Estabelece que:
Art. 241. Fotografar ou publicar cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança (0-12 anos de idade) ou adolescente (13-18 anos de idade):
                                            Pena - detenção de um a quatro anos, e multa.