Pesquisar este blog

domingo, 29 de maio de 2011

Tecla Winkey

A tecla WinKey é aquela que fica entre as teclas Ctrl e Alt, no canto inferior esquerdo do teclado. Possui o logo do Windows.
Esta tecla, combinada com algumas outras, permite uma execução bem mais rápida para determinadas funções.








Tecla WinKey
Objetivo
WinKey Exibir ou ocultar o menu iniciar
WinKey + Break Exibir a caixa de diálogo
WinKey + D Mostra a área de trabalho
WinKey + M Minimizar todas as janelas
WinKey + Shift + M Restaurar as janelas minimizadas
WinKey + E Abrir Meu computador – Explorer
WinKey + F Procurar um arquivo ou uma pasta
Ctrl + WinKey + F Procurar computadores
WinKey + F1 Exibir a ajuda do Windows
WinKey + R Abrir a caixa de diálogo
WinKey + U Abrir o Gerenciador de utilitários


                                                                                        Demóstenes Monteiro Coelho

quarta-feira, 25 de maio de 2011

BRUNA SURFISTINHA - PROSTITUIÇÃO- Conexão Repórter

Drogas - Efeitos das Drogas

2/4 - Conexão Repórter - OXI, a droga da morte!

Streaming–uma nova onda

Streaming é uma forma de distribuir informação multimídia numa rede através de pacotes. Ela é frequentemente utilizada para distribuir conteúdo multimídia através da Internet. Em streaming, as informações da mídia não são usualmente arquivadas pelo usuário que está recebendo a stream (a não ser a arquivação temporária no cache do sistema ou que o usuário ativamente faça a gravação dos dados) - a mídia geralmente é constantemente reproduzida à medida que chega ao usuário se a sua banda for suficiente para reproduzir a mídia em tempo real (ver underflow). Isso permite que um usuário reproduza mídia protegida por direitos autorais na Internet sem a violação dos direitos, similar ao rádio ou televisão aberta.
A informação pode ser transmitida em diversas arquiteturas, como na forma Multicast IP ou Broadcast.
 
Streaming Media
 
Atualmente, com o advento de tecnologias como o ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line), a Internet via Cabo, rádio, WiMAX e fibra ótica, permitem novos negócios na Internet, como por exemplo, o vídeo sob demanda (video on demand). Também já é possível assistir a vídeos em streaming via telefone celular ou na tela de seu computador. É uma tecnologia que tem possibilitado a muitas pessoas em todo o mundo terem acesso a conteúdo através da internet. Por exemplo, se estamos no Brasil, podemos assistir e escutar Tvs e Rádios em outros países sem necessidade de sair do local, somente através de um computador ligado à internet.
Streaming só é possivel graças às diferentes peças de software que se comunicam em diversos níveis, ou mais recentemente o ROLAND VR-5, dispositivo AV Mixer & Recorder.]* Player: O software que permite que os usuários reproduzam os arquivos multimídia;
  • Servidores: O distrubuidor e seu software que distribuem os conteúdos para os usuários, utilizando um protocolo definido.







                                                                                  Demóstenes Monteiro Coelho

Amanda Gurgel - Depoimento da uma professora

quarta-feira, 18 de maio de 2011

DICA D-BLOG - RESOLVENDO PROBLEMA COM A IMPRESSÃO


A impressão tá demorando?

Inúmeros usuários já tiveram problemas na hora de imprimir, tendo que cancelar a impressão, esperar “trocentos” anos para processar e em alguns casos, desligar a impressora, reiniciar o computador ou até mesmo usar uma medida radical, fazer a reinstalação do drive da impressora. 
Eu já tive que fazer tudo isso, principalmente quando estava com muita pressa!

O problema está no Spool!!!

Mas agora tem uma solução bem prática que quero compartilhar com você.

O spool é uma pasta temporária que guarda os arquivos à serem impressos pelo Windows. Essa ferramenta é usada por todas as impressoras que estão instaladas no Sistema Operacional e um sistema aparentemente simples pode causar muitos transtornos.
Isso porque muitas vezes, após o arquivo ser salvo no spool de impressão, ele precisa ser deletado, sem ser impresso, ou seja, quando uma impressão é cancelada, o arquivo no spool tem que ser apagado, caso contrário a impressora irá tentar processar e imprimir o arquivo que esta nesta pasta.

Na maioria das vezes basta esperar alguns minutos para que o arquivo de impressão seja excluído, se isso não acontecer, ainda vale à pena reiniciar a impressora e esperar para que ela limpe o spool ao ser religada.
Se isso não der certo, ainda há a possibilidade de reiniciar também o computador e até, em casos mais graves as pessoas chegam a reinstalar o drive da impressora no Sistema Operacional.
Agora existe uma forma simples e rápida de resolver esse tipo de problema sem ter que recorrer à medidas tão drásticas.





 Basta seguir as orientações:

1.      Abra o bloco de notas (iniciar – acessórios – bloco de notas);

2.      Digite o comando:

Net stop spooler
Cd %systemroot%\system32\spool\printers
Del /f/s *.shd
Del /f/s *.spl
Net start spooler
Exit

Depois quando terminar de digitar nomeie o arquivo e salve-o como .BAT e deixe em algum lugar no computador.
Sempre que houver algum probleminha com arquivos emperrados no spool da impressora, basta dar um clique duplo neste arquivo .BAT e deixar que ele resolva tudo sozinho.

Moleza não é!?

Será aberta uma tela de comando do DOS, aguarde até que todo o spool seja limpo, a tela irá se fechar sozinha, e pronto, seu spool está perfeito para ser utilizado novamente.





Demóstenes Monteiro Coelho




Sky Drive - O seu HD virtual do Hotmail


Uma parte significativa dos usuários do hotmail desconhece o Sky drive.
Uma ferramenta de grande utilidade para armazenamento e compartilhamento de dados.
Nesta postagem quero dar algumas dicas de como você poderá conhecer e usar melhor esse recurso que poderá servir como backup do seu HD.

Acesse o seu hotmail

Siga os passos:













  

Clique em Windows live
Agora escolha o SKY DRIVE



É bacana esse recurso oferecido pelo hotmail. Mas lembre-se de ter uma senha segura(qualquer dúvida procure no blog uma postagem sobre como fazer uma senha segura).





Agora é só usar.

Você poderá armazenar seus arquivos, fotos e até música no Sky drive e acessar de qualquer lugar do mundo. Além disso ainda poderá, com segurança, compartilhar com alguém, seja um documento ou uma foto. Escolhendo uma ou mais pessoas, através da ferramenta “editar permissões”.
No SKY DRIVE você tem 25 GB de espaço para fazer backup, é como um tipo de HD só que virtual. Excelente para quem possui netbooks ou computadores com pouca capacidade de armazenamento.

Espero que tenham gostado.

Divirtam-se!

Demóstenes Monteiro Coelho

Terminologias tecnológicas



Muitas vezes o leigo no assunto possui uma certa dificuldade para compreender alguns termos tecnológicos, para facilitar vou colocar os mais usados e os seus respectivos significados.

Bps (Bits Per Second – bits por Segundo)
Nada mais é do que a taxa de transferência usada em comunicações do tipo serial.mede a quantidade de bits que são transferidos por segundo. Um bit pode ser um número 0 ou número 1.
Mbps (Megabits Per Second – Megabits por segundo)
Trata-se de uma taxa de transferência usada em comunicações do tipo serial. Mede a quantidade de megabits (1.048.576 bits) que são transferidos por segundo.
ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)
É o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.
Fundada em 1940, trata-se de uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como Fórum Nacional de Normalização.
O padrão de teclado com normas regidas pela ABNT apresenta diferença na disposição das teclas de símbolos, quando comparado ao teclado US-Internacional (teclado sem o ç) e possui 107 teclas (cuidado quando for comprar um computador, verificar se o teclado está de acordo com as normas da ABNT).


Memória Ram
Memória de acesso aleatório (Random Access Memory)
É um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, com a capacidade de acessar qualquer posição em qualquer momento, diferente da seqüencial. É geralmente utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais, onde os dados podem ser rapidamente escritos e depois apagados.








CPU (Central Processing Unit – Unidade Central de Processamento)
Trata-se de um microprocessador, responsável por executar as instruções e processamento dos dados em um PC.
Muitos usuários de forma errada chegam a denominar o computador de CPU.












Demóstenes Monteiro Coelho




domingo, 8 de maio de 2011

Dica D-Blog


O que você acha que é melhor, deixar o computador ligado ou desligado? Veja os prós e contras:
 
Deixar ligado
 
Os componentes eletrônicos do computador duram mais se não forem constantemente esquentados e resfriados.
A descarga inicial do computador sendo iniciado também pode, com o tempo, afetar os componentes de hardware, principalmente quando se liga o monitor.
É muito melhor simplesmente sentar em frente ao seu computador e começar a trabalhar do que esperar o boot.
 
Desligar sempre
 
O HD vai durar mais, principalmente num computador que não usa o modo Standby. Um disco rígido que roda todo momento tem uma vida mais curta.
Economia de energia, um computador ligado pode gerar um gasto de mais de 100 watts.
 
O computador desligado acumula menos poeira do que um que está sempre ligado, a poeira pode se acumular nos componentes de hardware e aumentar o aquecimento do computador.


 







Aconselho a você desligar o seu computador se este não estiver em uso por mais de uma hora.

                                                                Demóstenes Monteiro Coelho

Dica D-Blog

 
Ao ligar o computador e perceber que este apresenta um barulhinho irritante como se algo estivesse solto e batendo dentro dele e depois de alguns minutos o barulho chato desaparece. Provavelmente é algum dos coolers de seu computador.
Atualmente os computadores possuem, no mínimo, dois coolers, uma para a energia e outro para o processador, os mais modernos também trazem um cooler para cada HD.
Você deverá desligar o computador, tirar a tampa lateral e religar a máquina para descobrir de onde vem o barulhinho chato, pode ser da fonte, do processador ou do HD.
1. Se o barulho vier da fonte de energia, ela, talvez esteja suja e, com um aspirador de pó, é possível limpá-la. Mas não faça isso com o computador ligado! E não tente trocar o cooler da fonte, você poderá tomar um choque ou correr o risco de mexer onde não deve resultando em um prejuízo grande. Portanto, limite-se a usar um aspirador para limpar o cooler.
2. Se o barulho vier do cooler do processador, reponha somente o cooler, talvez uma limpeza já resolva o problema. Mas se ele parar, é melhor trocar.
3. Se o barulho for proveniente do HD, então provavelmente o este precisará ser trocado, faça um backup do que está no HD, de preferência passando para outro disco. Muitas vezes, esses materiais podem durar bastante tempo fazendo um barulhinho ou outro, mas é bom, no caso do HD, não confiar demais, nele, ou saber que a qualquer hora você vai ligar o computador e vai aparecer apenas uma tela preta. Então insisto faça imediatamente um backup dos seus arquivos.
 
Outra dica bacana: feche o compartimento do computador, após ter descoberto e resolvido o problema, pois a arquitetura do computador fechado permite uma melhor ventilação, se ele estiver aberto, poderá não ventilar corretamente os componentes. Conheço pessoas que deixam o computador aberto pensando que vai ventilar mais, é um equívoco.






 
Não use nenhum tipo de produto ou água para a limpeza interna da máquina, só mesmo um aspirador e quando a máquina estiver desligada.


                                                                               Demóstenes Monteiro Coelho

Linguagem adolescente na net

 
Criado pelo programador Aurélio Marinho Vargas, o Miguxeitor está fazendo sucesso, pois o site tem a função de transformar frases escritas em português para um tipo de linguagem própria utilizada na internet pelos adolescentes, o miguxês.

 
Nessa cyber gramática, comum no MSN, Orkut, facebook, etc.
Os usuários abusam das letras maiúsculas, do xis e do agá.

 
Exemplos:
 
Almoço: AlmOXXu
Anteontem: ANTeoNTI
Cansado: kANSaDU
Celular: CELULah
Eles: eLexXx
e-mail: maiu
ficando: fiCaNu
foto: FotEenHaxXx
idiota: iDIOTaH
Lindo: LINdUxXxu
Mesmo: Msm
MUITO: Mtu

 
                                         Site: www.aureliio.net/miguxeitor

                                                                Demóstenes Monteiro Coelho

Feliz Dia das Mães - Poema Para a Mãe

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bin Laden e os EUA – uma história de “amor e ódio”.

 
Quem são os verdadeiros terroristas?
 
Em nenhum momento estou minimizando as inúmeras mortes e a violência gerada pelos extremistas, mas, sempre é bom notarmos que uma história vista apenas sob um ponto de vista geralmente é equivocada.
Sabemos que Bin Laden herdou uma grande fortuna do pai em 1968 e que serviu aos interesses dos Estados Unidos da América contra os russos, numa guerrilha armada e orientada pelos americanos, que não pretendiam sujar as mãos, pois, se a operação desse errado seria mais fácil encontrar o culpado.
Na prática, Bin Laden foi armado, equipado e treinado pelos americanos, verdadeiros mestres no terror. Com relação aos ataques contra os americanos e o ocidente, podemos  refletir sobre o outro lado da história. O que de fato os americanos fizeram naquela região?
Se houve ataques, mortes, violência, por outro lado pode-se considerar uma conseqüência de falta de respeito a cidadania, as etnias, a cultura e a religião daqueles povos.
É claro que a mídia brasileira, subserviente aos interesses imperialistas, só supervalorizam os atos americanos como num filme Hollywoodiano, nos jornais brasileiros qualquer “palhaçada” americana é vista como modelo a ser seguido, ou motivo para risos, pois, afinal, ainda hoje estamos assistindo os “super amigos”, a “liga da justiça”, que carregam a bandeira americana e facilmente invadem e usurpam a soberania de qualquer país em nome da paz mundial ou seria melhor dizer, em nome da riqueza local?
Questiono de fato, quem são os verdadeiros terroristas! Não assistimos nos jornais notícias sobre a cultura, os artistas, a economia e o cinema da Ásia ou da Europa como estamos acostumados a “engolir”, parecendo uma espécie de lavagem cerebral, a respeito dos americanos, será que somos de fato “quintal dos EUA? Até onde vai a nossa soberania?
Os filmes deixam claro a ideologia fascista dos americanos. Serem os donos do mundo. Basta lembrarmos que recentemente ao visitar o Brasil, Obama foi tratado pela nossa subserviente mídia, como “o homem mais poderoso do mundo”, quase o “Super Man”, apresentado como ídolo, aclamado como rei visitando os humildes e patéticos súditos que sonham com um lugar ao sol, ou melhor, uma “cadeirinha”no conselho permanente da ONU, que no discurso vago, o “Pop Star” Obama, nas entrelinhas deixou claro que há muito para o Brasil se submeter para ganhar a “migalha”.
Outro dia, assistindo o filme Hollywoodiano do incrível Huck, tem uma cena que eles invadem uma favela brasileira, demonstrando claramente que para eles não há soberania nos países. Assim o fizeram no Paquistão para matar Osama, uma atividade militar em solo paquistanês, como se fosse a própria América.


 
Caros leitores, quem são os verdadeiros terroristas? Hitler, o infame, se foi, mas deixou o plano de ação com os americanos, dominar o mundo...




10milhoes_250x250.gif


                                                                                                          Demóstenes Monteiro Coelho

domingo, 1 de maio de 2011

Oppitz Soluções Tecnológicas 3D - Inclusão Digital Inteligente no Brasil

O uso do computador na rotina da criança


É cada vez mais presente no discurso dos educadores a ideia de que computador na escola só se for para ser usado como ferramenta pedagógica a fim de proporcionar aprendizagens às crianças.
NOVA ESCOLA consultou especialistas, que responderam a 13 perguntas sobre o tema para ajudar você a lidar com o assunto de forma prática e inteligente.
1. Por que os pequenos devem usar o computador?
Primeiro porque é papel da escola apresentar os elementos do mundo em que vivemos e ensinar como interagir com eles. Segundo porque, ao planejar trabalhos com o computador na pré-escola, o educador permite que a turma desde cedo acesse diversas manifestações da linguagem. "O importante é não esquecer de que a tecnologia tem de ser usada para expandir conhecimentos. Não vale usá-la de maneira gratuita", diz Maria Virgínia Gastaldi, formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.
2. Qual deve ser o foco do trabalho com as crianças?
Por ser uma ferramenta para ajudar na ampliação dos saberes (e não o objeto da aprendizagem), a máquina deve ser incluída na rotina para a realização de pesquisas na internet, o desenvolvimento de projetos ou para o uso de jogos que tenham como tema algum conteúdo que esteja sendo explorado no momento, dentre outras possibilidades. Não faz sentido reservar um tempo para aulas de informática a fim de ensinar como usar o mouse ou identificar os símbolos. Enquanto praticam a escrita do nome próprio, por exemplo, todos aprendem a operar o aparelho.
3. É preciso garantir uma máquina para cada criança?
Não. O ideal é ter uma em cada sala. No caso de existir uma sala de informática ou então somente um aparelho na escola, os educadores têm de organizar um cronograma para garantir que todas as crianças tenham acesso. Assim, a atividade não será encarada como algo que ocorre raramente e, por isso, desperta ansiedade ou então se torna o centro das atenções da garotada. Porém, mais do que isso, a escola tem de se preocupar em integrar a tecnologia à aprendizagem, ou seja, fazer do computador um componente rotineiro para o grupo.
4. E o aluno que nunca teve acesso à informática?
Mesmo para essas crianças, não é necessário fazer uma apresentação formal. O educador é sempre a referência para a turma. Então, basta que, ao começar uma atividade qualquer, ele explique os objetivos e descreva o que está fazendo. A tecnologia faz parte da cultura e a escola é responsável por fazer com que a criançada tenha acesso a ela.  "Quem tem o recurso em casa leva para a escola novos elementos e compartilha com os colegas. Quem não tem adquire a chance de desenvolver as mesmas habilidades, passando a fazer parte do mundo digital", explica Camilla Duarte Schiavo Ritzmann, coordenadora pedagógica da Escola Santi, na capital paulista.
5. Os pequenos podem brincar com o computador?
Sim, desde que as brincadeiras não sejam passatempos, atividades que não se refletem em aprendizagens. O educador tem de eleger jogos e programas interativos que agreguem o trabalho com os conteúdos didáticos explorados na pré-escola.
6. Quais as características de um bom jogo online?
Tal como um jogo de tabuleiro, ele precisa desafiar os pequenos a colocar em cena seus conhecimentos, assim como apresentar novas informações para desafiá-los. Modelos que apresentam questões a serem respondidas e depois simplesmente revelam certo ou errado, sem justificativas, por exemplo, não são interessantes.
7. O educador precisa dominar informática?
Não, mas é imprescindível estudar antes o que vai ser apresentado para a criançada, tanto para saber se o material tem qualidade didática como para planejar os encaminhamentos. No caso do uso da internet para fazer pesquisas, é preciso cuidar para que a turma não acesse sites inadequados para a faixa etária ou pouco confiáveis, que podem fornecer informações de qualidade duvidosa.
8. Qual o tempo ideal de uso da máquina por dia?
Não existe uma medida-padrão. O importante é balancear essa atividade em relação a outras típicas da Educação Infantil, como a roda de leitura. Na sala da pré-escola da CMEI Nossa Senhora de Fátima, em Curitiba, o computador fica em um dos cantos, tal como o da cozinha, da leitura e dos jogos. "A intenção é justamente diversificar a oferta de possibilidades", explica a professora Joseana de Almeida Fonseca Fontoura.
9. Ter acesso à internet é fundamental?
Embora não seja obrigatório, é difícil conceber um computador que não esteja conectado à rede mundial hoje em dia. Ela é uma ótima fonte de pesquisa e o acesso está cada vez mais fácil para a população. No mais, a interação virtual é um aspecto que deve ser apresentado às crianças e estimulado. É muito enriquecedor mostrar a possibilidae de buscar informação em lugares que muitas vezes estão longe de onde a criançada vive.
10. É válido usar programas para desenhar?
Sim, para que a turma conheça outra forma de criar desenhos. "Porém um equívoco muito comum é imprimir os trabalhos", diz Silvana Augusto, formadora do Avisa Lá. É um gasto denecessário de material e, transferindo a produção para o papel, o educador limita as possibilidades de uso da máquina. Por exemplo, propor que as crianças alterem o material para usá-lo em outros projetos.
11. A tecnologia desestimula a leitura de livros?
Não deveria, já que se tratam de suportes diferentes, tal como a televisão e o rádio, e um não substitui o outro. É importante compreender que é preciso lidar com todas elas. Enquanto no computador a leitura pode ser complementada com recursos audiovisuais usados de forma interativa, com o livro, fica mais ao cargo do leitor interpretar o texto.
12. A aprendizagem da escrita à mão fica prejudicada?
Não, porém é tarefa do educador garantir que o trabalho com lápis e papel e com letras móveis ocorram também. Naturalmente, muitos adultos hoje não escrevem à mão com a mesma frequência de antes e essa deve ser uma tendência entre os pequenos. Mas como há situações em que a escrita de próprio punho não pode ser substituída (por exemplo, quando as crianças estão em um estudo de campo e precisam fazer anotações), é fundamental garantir essa aprendizagem. “A criançada precisa aprender todas as possibilidades da escrita para que possa escolher qual é a mais adequada para usar em cada situação”, fala Silvana.
13. A troca mensagens eletrônicas deve ser estimulada?
Sim, porque é uma forma de comunicação real, tal como a carta. Porém, tem de ser uma atividade contextualizada (por exemplo, escrever um e-mail para indicar para os colegas de outra escola o livro que a turma leu recentemente, com a elaboração de uma resenha). O correio eletrônico também pode ser usado para contatar profissionais, como médicos e biólogos, que possam esclarecer dúvidas e ampliar conhecimentos da criançada.

 
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/10-perguntas-respostas-computadores-pre-escola-611908.shtml?page=0

Inclusão Digital Inteligente (OPPITZ)










10milhoes_250x250.gif

Notebook – o que você tem que observar antes de comprar um

 
Resolvi postar algumas informações sobre notebook, que particularmente considero uma ferramenta essencial para se trabalhar, estudar, pesquisar, se divertir, armazenar, realizar transações financeiras, com a facilidade da mobilidade, segurança e praticidade. 






Segue algumas dicas:
 
1. O primeiro passo é observar o processador. Sim, pois, o desempenho que você almeja na sua máquina vai depender do processador que você escolher. Portanto ao comprar um notebook procure processadores da família “Sandy Bridge”, da Intel ou os da família Fusion da AMD, que vão corresponder as suas expectativas. A forma fácil de identificar processadores Intel Sandy Bridge é pelo número do modelo. Os chips da geração anterior tem modelos com três dígitos (como “Intel Core i3-350M”), enquanto os Sandy Bridge usam quatro dígitos (como “Intel Core i3-2310M”). Já nos novos chips AMD Fusion são chamados de AMD C-Series APU, AMD E-Series APU ou AMD A-Series APU. Agora evite a promoções que com preços fantásticos divididos em 12 vezes sem juros e você fica fascinado com tamanha oferta, mas, o aparelho pode vir com processadores Pentium, Celeron ou Core 2 Duo. Fique atento!
2. O HD, discos híbridos ou discos SSD, você com certeza vai ter muitos bytes de fotos, vídeos e músicas que vai querer guardar no seu notebook, portanto não compre nada menos que 320 GB, lembrando que quanto maior a capacidade melhor!
3. Telas de alta-definição, você vai encontrar a maioria com a resolução de 1366 x 768 pixels, boa o suficiente para as tarefas do dia-a-dia. Mas se você pretende assistir muitos filmes, procure um modelo com tela de 1600 x 900 pixels ou 1920 x 1080 pixels.
4. Autonomia de bateria é uma coisa fundamental a menos que você queira ficar plugado o tempo todo como um desktop é melhor escolher um modelo que tenha autonomia de pelo menos 3 horas longe da tomada.
5. Quantidade de memória é um item que deve ser observado, assim como o HD quanto mais memória melhor para os seus trabalhos, portanto procure modelos com pelo menos 4 GB.
6. Teclado e trackpad confortáveis é criticamente importante, especialmente se você pretende passar horas a fio digitando. Procure por teclados “full size” (ou seja, com o mesmo espaçamento do teclado de um desktop) e digite algumas palavras para ver se as teclas não parecem “rasas” ou duras demais. Um bom espaço para descanso de punho também é útil.
7. Design durável é uma das características que aumentam a durabilidade de um notebook estão um chassi feito com metal (alumínio ou magnésio são comuns) ou fibra de carbono em lugar do plástico ABS tradicionalmente usado. Também procure modelos com recursos para proteção do HD contra choques, como o sistema G-Sensor dos notebooks da série VAIO ou o “Active Protection” dos IdeaPad e ThinkPad da Lenovo.
8. Recursos de segurança é importante proteger seus dados e alguns modelos trazem módulos de criptografia integrados ao hardware, sistemas biométricos (como leitores de impressão digital) e outros componentes de segurança, como a tecnologia antifurto integrada aos processadores vPro, lhe darão a tranquilidade necessária para trabalhar sem medo de que estranhos tenham acesso às duas informações.
9. Entretenimento não se pode abrir mão da diversão e os modelos modernos de notebooks possuem uma saída HDMI que permite sua conexão a TVs de alta-definição usando um cabo HDMI. Com isso, o micro vira uma verdadeira central multimídia, especialmente se combinado a softwares como o Windows Media Center ou XBMC.
10. Quer jogar? Então é bom estar pronto para investir, pois, são necessários além de um bom som uma tela de alta definição para rodar bem os jogos mais quentes do mercado a máquina tem que ter uma GPU (placa de vídeo) dedicada, com muita memória: ao menos 512 MB só para ela. Combine isso a um processador poderoso, como um modelo quad-core, e você terá um “videogame portátil” imbatível. Procure modelos com GPUs Nvidia GeForce ou AMD Radeon HD. Máquinas como o Asus Lamborghini VX7 e sua GeForce GTX460M com 3 GB de memória de vídeo e até 16 GB de RAM, são o supra-sumo da categoria. Mas não espere gastar pouco.
 
Demóstenes Monteiro Coelho