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sábado, 4 de dezembro de 2010

Tecnologia e Educação, o uso ético das ferramentas digitais


Tecnologia e Educação, o uso ético das ferramentas digitais

Por Eliel da Silva Freitas *

Utilizar-se dessas ferramentas digitais também é uma forma de se aproximar do aluno, adentrar em seu mundo, utilizar a sua linguagem, aproveitando o que elas podem oferecer de melhor para desenvolver habilidades e competências
Atualmente é impossível falar de processos educativos sem citar a tecnologia como um dos caminhos essenciais a serviço da educação e como aliada no processo de construção do conhecimento, pois esta já conquistou de forma positiva um importante espaço nos ambientes escolares.
É cada vez mais comum ver laboratórios de Informática presente nas escolas, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, possibilitando que os alunos desenvolvam e aprimorem seus conhecimentos por meio de atividades e pesquisas, além de trabalharem os conteúdos apresentados em sala de aula de uma forma mais dinâmica, interativa e lúdica, buscando um aperfeiçoamento contínuo.
Nesse sentido, o compromisso das instituições com programas de capacitação e desenvolvimento profissional é um fator que colabora com o engajamento que se espera dos professores. É o que também devemos esperar de uma organização empenhada em garantir uma educação cidadã a seus alunos e uma qualificação afinada com as tendências atuais de seu corpo docente.
Inovar requer do professor uma reflexão contínua sobre suas práticas pedagógicas, ampliação de seus conhecimentos, aprimoramento de suas habilidades, bem como disponibilidade às mudanças para transmitir um ensino de qualidade. Requer estudos que possibilitem ordenar ou reordenar determinado conhecimento (ou um conjunto destes), norteando suas ações prático-pedagógicas.
Por princípio, é necessário que o professor aprenda a utilizar a tecnologia para fins pessoais. Conhecimentos que podem ser adquiridos em cursos, oficinas, palestras contribuem para que o professor não fique de fora desse contexto, deste mundo tecnológico que seus alunos dominam. Utilizar-se dessas ferramentas digitais também é uma forma de se aproximar do aluno, adentrar em seu mundo, utilizar a sua linguagem, aproveitando o que elas podem oferecer de melhor para desenvolver habilidades e competências.
Quanto mais contato prático o professor tiver com a tecnologia, maior a possibilidade de se aperfeiçoar na sua utilização, mesclando-a de forma criativa com os materiais didáticos tradicionais. A partir dos novos conhecimentos adquiridos, o educador desenvolve novas competências docentes através do uso das tecnologias digitais. Vale lembrar que essas tecnologias não vão substituir o papel do professor, pelo contrário, a presença do educador nos processos de construção do conhecimento se torna ainda mais essencial e necessária.
Mesmo que os alunos tenham uma autonomia quanto ao uso das tecnologias atuais, é necessário oferecer suporte para que enfrentem essa demanda tecnológica com eficácia e pensamento crítico. Educação vai além do domínio da técnica, é necessário escolher quais ferramentas digitais são as mais adequadas para a obtenção de resultados positivos na aprendizagem, não compactuando com “lixos eletrônicos”. Os professores precisam entender o lado ético da utilização da tecnologia, de aprendizagem dirigida, porque sem ele não estarão aptos para discernir entre o certo e o errado.
A tecnologia deve estar a serviço da sociedade, tendo como objetivo principal fornecer apoio aos processos profissionais, educacionais e sociais. Trancar-se para a tecnologia resolve? Não, pois essa atitude não nos livrará do seu uso nem dos seus excessos. O mundo gira em torno das novas tecnologias e nossos alunos as utilizarão cada vez mais em suas atuações, quer na escola, quer no mundo profissional. Para que este uso seja consciente, ético e não dominante, nós, educadores e orientadores, precisamos ajudar os estudantes a aproveitarem o que essas ferramentas têm de melhor, ensinando-os hoje para não errarem amanhã. 

* Mediador de formação da Planeta Educação no município de Cubatão-SP
Fonte: http://www.cgceducacao.com.br/canal.php?c=4&a=14870&i=0

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