Pesquisar este blog

domingo, 27 de março de 2011

Dicas de segurança



10 dicas de segurança na internet
1. Saia usando LOGOUT, Sair ou equivalente
Sempre que você terminar de utilizar um serviço na internet, seja ele home banking, webmail, ou qualquer outro, saia utilizando o botão (ou link) Logout, Logoff, Sair, Desconectar ou equivalente. Com isso a página acessada será fechada devidamente.
2. Crie senhas difíceis de serem descobertas
Nunca utilize senhas fáceis de serem descobertas, como nome de parentes, data de aniversário, placa do carro. Utilize sequencias que misturam letras e números. certifique-se que esta combinação não tenha menos que 6 caracteres. Jamais guarde suas senhas em arquivos do Word ou de qualquer outro programa. Evite utilizar a mesma senha para diferentes serviços.
3. Mude a sua senha periodicamente
Mude suas senhas periodicamente, a cada três meses, pelo menos.
4. Use navegadores diferentes
Se você tem o hábito de utilizar apenas o navegador internet Explorer, perca-o! Existe uma infinidade de pragas digitais (spywares, vírus, etc.) que exploram falhas desse navegador. utilize outros navegadores, como o Opera e o Firefox, pois embora estes também possam ser explorados por pragas, isso ocorre com uma frequência menos neles.
5. cuidado ao fazer compras na internet ou usar sites de bancos
Ao fazer compras, faça em sites de venda reconhecidos.
Ao acessar sua conta bancária através da internet, utilizando o serviço home Banking, tenha cuidado. Evite fazer isso em computadores públicos, verifique sempre se o endereço do link é o mesmo o do serviço bancário e siga todas as normas de segurança recomendadas pelo banco.
6. cuidado com anexos de e-mails
Tome cuidado ao receber mensagens que solicitam que você abra um arquivo anexo, principalmente se o e-mail veio de alguém que você não conhece. Sempre cheque os arquivos anexos com um antivírus.
7. Evite sites de conteúdo duvidoso
Diversos tipos de sites contém em suas páginas scripts capazes de explorar falhas do navegador de internet, principalmente do Internet Explorer. Evite navegar em sites que tenham qualquer conteúdo duvidoso.
8. Não revele informações importantes sobre você
Em serviços de bate-apo (chat), no Orkut, em fotoblogs ou em qualquer serviço onde um desconhecido pode acessar suas informações,s evite dar detalhes da escola ou da faculdade que você estuda, do lugar onde você trabalha e principalmente de onde você mora, disponibilizar dados ou fotos que forneçam qualquer detalhe relevante sobre você. Nunca divulgue seu número de telefone por esses meios ou mesmo o local em que você estará nas próximas horas e/ou lugar que você frequenta regularmente.
9. Cuidado com downloads
Se você usa programas de compartilhamento de arquivos, ou costuma obter arquivos de sites especializados em downloads, fique atento. Ao término do download, verifique se o arquivo não possui qualquer coisa estranha como um extensão (Ex. arquivo.mp3.exe). Além disso, sempre examine o arquivo baixado com um antivírus.
10. Atualize seu antivírus e seu antispyware
Não basta apenas instalar um antivírus para que o seu computador esteja protegido, é necessário atualiza-lo regularmente, do contrário, o antivírus não saberá da existência de vírus novos. quase todos os antivírus existentes permitem configurar uma atualização automática.

Fonte: HACKERS. Segurança guia rápido e prático. Ed. Minuano, ano 1, nº 08, p. 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário