Pesquisar este blog

sábado, 4 de junho de 2011

Redes sociais: aliadas ou inimigas do namoro?

Casais que nunca tiveram uma discussão ou pelo menos nunca ficaram desconfiados um do outro, por causa das redes sociais, que atirem a primeira pedra. O Orkut e o Facebook podem ajudar na paquera, mas quando o assunto é relacionamento sério, também podem se tornar verdadeiros inimigos.

Existem algumas situações que sempre geram brigas entre casais. A primeira delas vem logo quando o namoro começa: Mudar ou não mudar o status de relacionamento? Se um dos dois se esquiva, o outro já vem com desconfianças: “Quer esconder por quê, pra quem?”. Piadinhas internas entre amigos, comentários de pessoas desconhecidas, são pequenos detalhes que certamente deixam qualquer um com a pulga atrás da orelha. Mas a guerra está lançada mesmo, quando o ex começa a dar as caras... Enfim, o casal tem que ter jogo de cintura para evitar as dores de cabeça.

O Virgula Lifestyle bateu um papo com a psicóloga Daniela Pinotti sobre o assunto e  pediu conselhos para lidar com o namorado(a) na internet. “Como diria o bom e velho ditado ‘o que é combinado não sai caro’ e o comportamento nas redes sociais também pode ser combinado”, alerta a psicóloga.
Facebook, Orkut, twitter, entre outros, já fazem parte do cotidiano de todo mundo e mais cedo ou mais tarde o namoro tem que aprender a passar por eles. “O namoro sempre teve seus entraves, na época da vovó todo mundo tinha de sair com um ‘segura vela’ a tiracolo e hoje em dia temos que lidar com um acesso maciço à vida privada de cada um, mas as pessoas só querem ficar com a parte boa de tudo isso. A maioria adora buscar o perfil de seus pretendentes, saber quem são os amigos, os gostos, aonde freqüenta, mas depois acaba usando isso como arma para atacar o parceiro”, aponta Daniela.
Para os ciumentos então, as redes sociais são um prato cheio! Já que é possível saber com precisão as pessoas que o namorado adicionou e buscar a vida inteira dessa pessoa, os gostos musicais, amigos em comum e por aí vai. Quanto a tudo isso, a psicóloga acredita que os relacionamentos ainda precisam evoluir muito. Os namorados devem trabalhar a questão da confiança e compreenderem que não há casamento, namoro, ou seja lá o que for, que prenda uma pessoa à outra.

“A única coisa que realmente sustenta um relacionamento é o desejo de estar junto. Ou seja, se as redes sociais te dão mais informações do seu namorado ou namorada do que a própria pessoa, está na hora de pensar se essa relação vale a pena, pois nada se compara a uma boa conversa seguida de beijo, abraço, etc”, completa Daniela.
Sem sombra de dúvidas, o casal deve demonstrar que existe respeito na relação e isso serve também nas redes sociais. Alguma coisa te incomoda? Que tal um papo sincero, sem chiliques, para esclarecer?







http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/diadosnamorados/2011/06/02/276721-redes-sociais-aliadas-ou-inimigas-do-namoro

Leia também:
http://gestaoemtic.blogspot.com/2011/04/sexting-e-crime-voce-sabe-o-que-e.html

3 comentários:

  1. Gostei da postagem.Concordo plenamente com a
    psicóloga.Acho que tudo é uma questão de bom senso e muito diálogo.

    ResponderExcluir
  2. Acho que tudo é uma questão de respeito.Respeitar a individualidade do parceiro é fundamental,isso não apenas na net.Se o uso das redes sociais é motivo de briga,sinal que algo não vai bem na relação,falta diálogo,cumplicidade e sobretudo respeito;Ou seja falta a base para qualquer relacionamento ...
    Van

    ResponderExcluir
  3. Gostei da postagem.Deixo aqui uma pergunta.O que vocês acham dos perfis compartilhados?Quando namorado e namorada,marido e esposa viram um só no facebook,no orkut,etc?

    ResponderExcluir