Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Banda Larga no Brasil - cara e ruim!


Banda Larga no Brasil
Cara e não presta!!!
Num estudo da Cisco, que analisou apenas a qualidade da internet banda larga, o Brasil ficou em 38.ª entre 42 países. Se analisasse os preços cobrados, com certeza estaria em último lugar, ou melhor, aqui cobra-se caro demais por um serviço de péssima qualidade, no final das contas, sempre o consumidor brasileiro é o prejudicado, o abandonado o usurpado, a começar pelo Estado que deveria regular e proteger o cidadão, porém, faz o contrário, protege os bancos, protege os monopólios, protege a todos e a tudo menos o pobre coitado do usuário, que paga por um serviço e a operadora é apenas obrigada a fornecer parte desse serviço, que convenhamos é péssimo!!! Outro estudo, da TelComp (Associação Brasileira de Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas) mostra o absurdo preço cobrado pelas operadoras.
A democratização do acesso a internet com qualidade deve (caro leitor isso parece piada, mas não é...) ser uma política efetiva dos governos municipais, estaduais e federal. Sem isso, o desenvolvimento econômico ficará comprometido (tem algum político brasileiro preocupado de fato com desenvolvimento? Será? Gostaria de conhecer um dia, por favor me apresente um...)
Banda larga brasileira é uma das piores do mundo!!!
A qualidade  da banda larga brasileira deixa muito a desejar. Um estudo feito pelas Universidades de Oxford e de Oviedo, sob encomenda da Cisco, analisou a qualidade da internet rápida em 42 países, e o Brasil ficou em 38º lugar, à frente somente de Chipre, México, China e Índia. Em primeiro lugar, ficou o Japão. A Cisco fabrica equipamentos de comunicação de dados.
Banda larga no Brasil é quase 400 vezes mais cara que em outros países e provavelmente 400 vezes pior também!
Os preços pagos pelo acesso em banda larga no Brasil são centenas de vezes maiores que em outros países. A TelComp (Associação Brasileira de Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas) divulgou um levantamento de preços de banda larga, tomando como base 1 megabit por segundo (Mbps) e comparando operadoras brasileiras e empresas que atuam em países da Europa, no Japão e nos Estados Unidos.
O alto custo, segundo a entidade, é conseqüência da falta de concorrência na oferta de banda larga. Outro fator apontado pela pesquisa como determinante para os brasileiros pagarem uma das maiores taxas para a banda larga em todo mundo é a pouca competitividade no mercado. E isso é culpa de quem? Um mercado monopolizado só prejudica o consumidor!
Consumidor brasileiro sofre...
Aqui na cidade de Petrolina-PE, por exemplo, não há concorrência! A OI domina 100%. Se você quer ter internet em casa, tem que se submeter a OI. Se você quer Banda Larga, solicite um OI Velox, mas, não esqueça, precisa ter uma linha, por um preço mínimo de um pouco mais de R$ 30,00 e depois pagar por um serviço fantástico, estável, uma conexão que não cai e que você usufrui de uma velocidade compatível com o que você paga. Calma, calma, caríssimos leitores, é uma piada... Infelizmente, os pobres consumidores, que pagamos altos tributos, não tem serviços de qualidade, nada de qualidade, seja do setor público ou de alguns setores monopolizadores do mercado sob a bênção do Estado de Direito, na dúvida, ande de ônibus, precise de um hospital público ou algo do tipo, abasteça seu automóvel, mas, antes tente encontrar um posto que não pertença a um cartel (detalhe aqui você paga R$ 2,99 por litro de gasolina e é por que o “petróleo é nosso” imagine se não fosse!!!), precise da justiça, mas, não deixe de pagar impostos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário