Pesquisar este blog

sábado, 12 de novembro de 2011

Você sabe o que é um "troll"?

Você sofre "trollagem" na internet? Como lidar com os "trolls"?


      Os "trolls" são pessoas que insultam, perseguem e humilham outras pessoas gratuitamente. “Em outras palavras, são pessoas desajustadas, perturbadas e problemáticas, que procuram através dos insultos aos outros compensar algum tipo de trauma ou esconder um grande defeito!”.
O termo deriva da expressão "trolling for suckers" ("lançando iscas para os trouxas", em português) e consiste justamente nisso: fisgar as pessoas, por meio de ofensas, apenas para deixá-las nervosas. No entanto os verdadeiros “trouxas” são os desajustados que procuram ocupar seu tempo com provocações e insultos.

Em casos extremos: Justiça!

         Segundo Dra. Gisele Truzzi, um caso extremo de trollagem pode ser levado para a Justiça. O primeiro passo é tirar um print da tela onde está a ofensa pública, dirigir-se a um cartório de notas e solicitar rapidamente uma ata notarial lavrada por um tabelião. Também é possível fazer um Boletim de Ocorrência e pedir aos administradores do site ou rede social para excluírem os comentários.

             Tanto no ciberbullying quanto na trollagem existe algo em comum: crime contra a honra. A advogada explica que para que uma ofensa se torne um crime contra honra (calúnia, injúria ou difamação) é necessário que ela seja feita de forma pública. Uma mensagem no blog, comentário no Facebook, tuíte ou emails com no mínimo três pessoas copiadas são exemplos disso.

               "A calúnia é quando o troll coloca uma característica atrelada a um ato criminoso, sem que a pessoa tenha sido processada, acusada e julgada por aquele ato. Já a injúria e difamação são parecidas. Na injúria o troll ofende a honra subjetiva de alguém, ou seja, a imagem de si mesma, enquanto que a difamação ofende a honra objetiva. Neste caso, essas características negativas afetam a reputação da pessoa perante a sociedade", explica. Esta última, aliás, é a mais comum nos casos de troll e ciberbullying, de acordo com a advogada.

               Já para processar o autor da ofensa é mais complicado. De acordo com a advogada, é preciso mover uma ação judicial contra o provedor de acesso ou serviço para que eles identifiquem aquele usuário. Nas redes sociais é mais fácil encontrar a pessoa exata. "Se alguém achar que as ofensas estão atrapalhando sua vida, deve procurar a Justiça"!


http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/como%20lidar%20com%20os%20trolls%20na%20internet
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário