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segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Novos livros e novas tecnologias!


O peso dos livros pela leveza do computador

A dependência da tecnologia já é um fato. Em todos os setores temos um sistema, uma máquina, alguém digitando dados, lendo resultados. Em quase todas as casas, um computador plugado, alguém conectados, um número crescente de ávidos e encantados pelo que a tecnologia tem a oferecer.
Jovens que estão aprendendo a ler através das telas e interagindo com o objeto tornando sua pesquisa, sua leitura, seu prazer cultural bem mais interessante e apaixonante, pois, janelas, literalmente janelas são abertas no toque dos dedos ou no clique do mouse.
Com toda a tecnologia que permeia nosso universo, fico pensando nos alunos que precisam carregar uma imensidão de livros em cochilas que não agüentam três meses de constante uso. Penso nos gastos com materiais, livros didáticos que são usados durante o ano, que foram interessante em outros tempos, pois, não tínhamos opção. Essa realidade vai de encontro com a situação atual e principalmente mexe diretamente com o interesse dos alunos.
Os computadores portáteis ficaram tão baratos e carregam fantásticas tecnologias, poderosos hds, com capacidade de armazenar centenas de bibliotecas e ainda sobra espaço e custam bem menos que os gastos dos pais com o material escolar no início do ano letivo.

O que quero dizer é que precisamos pensar em profundas e significativas mudanças:

Ø   No lugar de mochilas pesadas e cheias de livros, um notebook, um netbook ou até um Ipad;
Ø   Os livros impressos, caríssimos teriam uma opção de e-books, ou seja, poderiam ser adquiridos em forma de livros digitais, caberiam no pendrive ou num DVD, o conteúdo dos livros seriam conservados o que de fato mudaria seria seu formato, passariam a ser digitais;
Ø   Nas salas de aulas, wireless e quadros interativos, sistema de som e uma aula que vai além das paredes da sala, conta com os recursos da web;
Ø   A aprendizagem seria de forma cooperativa e o incentivo de se buscar o conhecimento através da interação com os outros, partilhando conhecimento e exercitando o que o novo tempo exige: aprendizagem cooperativa;
Ø   O uso das redes sociais seriam incentivadas como uma forma de integração, troca de idéias e discussão de temas;
Ø   Criação de blogs, home Page, sites e alunos com uma criticidade aguçada, motivados e cheios de novas idéias;
Ø   Conteúdos trabalhados, explorados e que os alunos possam utilizar a tecnologia para buscaram além das páginas, além dos programas dos vestibulares, mas, desenvolverem o gosto pela pesquisa, pelas descobertas e por inovações.







O nosso tempo exige mais abertura para a utilização das novas tecnologias, precisamos desconstruir alguns paradigmas e reconstruir de uma forma adequada às exigências da atualidade.


Demóstenes Monteiro Coelho

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