Pesquisar este blog

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Vírus no e-mail

E-mails e sites contaminados

Ao receber um e-mail com vírus ou quando você visita uma site que tem vírus, para este contaminar a sua máquina é preciso o seu consentimento, para isso, o cyber criminoso fará de tudo para convencer você a executar o programa malicioso. Se ao menos você der um clique no anexo, no link ou abrir o arquivo, o vírus será executado sem chamar a sua atenção. Em suma, é uma estratégia de convencer a vítima a rodar um programa malicioso (vírus) sem que este de fato tome conhecimento do que está fazendo e o faz por curiosidade, ignorância ou desejo de levar vantagem na ação.

Dicas importantes:

Acima de tudo é preciso ter bom senso, desconfiar de e-mails enviados com anexo, aquelas correntes supersticiosas, cartões bonitinhos, mensagens de alerta, e-mails de banco, cobranças, etc. Geralmente você deverá ler o cabeçalho, perceber se o remetente é conhecido. Mas o maior cuidado deve ser com os anexos.
Você poderá receber e-mails de contatos, que são enviados por programas maliciosos e que o seu contato desconhece como também o mesmo poderá acontecer com você. Alguns cuidados são importantes para evitar estragos na sua máquina e vazamento de informações.
Use o bom senso, se houver alguma dúvida quanto ao e-mail recebido, não abra, pois alguns arquivos como os ipg, são executados automaticamente pelo Internet Explorer e pelo Outlook Express. Desta forma o simples fato de abrir o e-mail já poderá infectar o computador executando o vírus.

Nunca abra arquivos com as terminações: .exe, .zip,  .scr, .com, .rar e .dll.

Muitas vezes o vírus vem através de um link, que deve ser clicado e direcionará para um site onde será baixado o arquivo que infecta o computador. Quando isso ocorre, geralmente o link direciona o usuário para um site totalmente diferente daquele que se fala na mensagem, ou diferente do nome do próprio link. Para identificar este tipo de fraude, basta passar o mouse por cima do link e verificar qual o nome do site que aparecerá na parte inferior do Internet Explorer ou do Outlook Express.
Quando for fazer transações em bancos também se deve tomar muito cuidado, às vezes o site do banco pode ter sido trocado por uma cópia falsa e o usuário está na verdade mandando seus dados para um cracker. Por isso fique atento aos sinais de seu computador. 

Atenção para essa dica!

Sempre que estiver em uma página segura o início do nome do site será “HTTPS” ao invés do tradicional “HTTP”.
Outro sinal importante é um cadeado que aparece na parte inferior do browser, mostrando que o site é seguro.
Se mesmo assim houver dúvida, o usuário pode clicar no tal cadeado da parte inferior de seu browser e verificar se os dados do certificado são verdadeiros e se realmente são ligados à instituição.
Além destas precauções, não acredite em promoções milagrosas! Cuidado com as armadilhas dos cracker, pois estes utilizam vários métodos para atrair ingênuos ou pessoas que se julgam muito espertas para autorizarem a instalação de vírus em suas máquinas.. Alguns e-mails trazem mensagens que forçam o usuário a tomar decisões precipitadas, a aceitar, clicar ou até mesmo entrar em um site que poderá ser falso.
Você nunca deverá fazer qualquer tipo de transação financeira em computadores de terceiros e principalmente lan houses.

Tenha sempre um antivírus atualizado e um antispyware. Observe se o antivírus está ativo e saiba que nenhum é infalível e que os vírus são programas que precisam de autorização para serem executados, portanto, você sempre será o responsável por instalar na sua máquina o vírus e isso ocorre sem você perceber.

O seu computador possui inúmeras funções e guarda informações sobre sua vida, portanto, existem pessoas com intenções perigosas, pagando por essas informações, nesse caso, entram os crackers, comerciantes de dados para diversas formas de uso.



                                                                                                                      Demóstenes Monteiro Coelho



2 comentários:

  1. ingrid S. Monteiro Oliveira21 de fevereiro de 2011 às 05:27

    Este assunto é indispensável principalmente nestes tempos em que somos "bombardeados" por estes vírus. Na verdade, é a real consequência do avanço tecnológico no qual estamos inseridos. Muito bom texto!!!

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida suas dicas são muito relevantes! Obrigada pela partilha!
    Abraço fraterno
    Andrea

    ResponderExcluir