Pesquisar este blog

sábado, 29 de outubro de 2011

O líder e a Inteligência Competitiva



“Quando se trata de atividades comerciais, não basta mais conhecer apenas mercados e demandas, analisar produtos, processos e estratégias, dominar técnicas de negociação e conhecer meandros de Direito Internacional, entre tantos outros conhecimentos tradicionais do ramos.
É necessário se aplicar a gestão de competição globalizada, considerando os rivais como competidores mais bem estruturados, preparados e capitalizados, que já vivenciam o confronto comercial há muito mais tempo que qualquer organização empresarial brasileira.
A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas, desdobrando reflexos em cada um de seus departamentos internos, pois o administrador precisa conhecer a motivação humana e saber conduzir as pessoas; isto é, liderar.
No dizer popular, um líder é a pessoa que você resolve seguir para ir a um lugar que não iria sozinho. Os líderes ajudam as pessoas a transformar as suas próprias realidades, bem como sabem encontrar os caminhos para alterar o meio onde vivem a partir de objetivos comuns construídos de forma coletiva e consciente.
Na dimensão empresarial os líderes estão sempre submetidos a uma série de nuances que permeiam o processo decisório. Para ter sucesso, eles precisam lidar bem com fatores internos, como as atitudes e as opiniões, os valores, a ética e os sentimentos, a distribuição de poder e os conflitos organizacionais”.
COMPETITIVA. Inteligência. Material didático Unisul.
Existe uma necessidade natural do exercício de liderança em todos os setores econômicos. A diversidade de ações é que fazem toda a diferença na metodologia de cada líder. No entanto, um fator que é de urgência e já se faz presente nas grandes corporações é a INTELIGÊNCIA COMPETITIVA, que de forma habilidosa, o líder, conduz a organização a novos caminhos, prevenindo proativamente e projetando competentemente para novas fronteiras que tragam respostas economicamente viáveis.

O líder não trabalha só, por isso faz a diferença!

Demóstenes Monteiro Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário