Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Gerenciar suas senhas com segurança


Aprenda a gerenciar suas senhas

Administrador de senhas

Você já passou por uma situação em que esqueceu sua senha?

Quem nunca esqueceu uma senha de acesso, como por exemplo, a senha da conta bancária, a do e-mail ou até mesmo a de um site de relacionamentos?
Atualmente precisamos de senhas para quase tudo e são inúmeras, que facilita em muito o esquecimento ou a confusão. Para ajudar com esse probleminha, que tal uma ferramenta, ou melhor, um software que ajuda a guardar senhas?
São inúmeros softwares no mercado que tem a função de guardar, administrar e proteger senhas e muitos são freeware (gratuitos).
Esses softwares possuem um funcionamento simples, pois, organizam as informações em tabelas, que basta você salvar no software o nome do usuário, a senha correspondente a esse usuário e o web site (caso necessite).
Para que você tenha segurança é necessário criar uma senha mestra, para que somente quem a possua, possa visualizar as demais que foram gravadas no programa. Agora você pode ficar despreocupado, pois suas senhas estão guardadas, necessitando que você memorize apenas uma senha, a senha mestra e não uma infinidade de outras senhas.
Muito interessante é o fato de que esses softwares podem ser usados em dispositivos móveis, como um pen drive por exemplo, sendo assim, você poderá carregá-lo para onde quiser.
Uma sugestão é a ferramenta Password Dragon 5.0.8, desenvolvido pela Password Dragon, para plataforma Windows XP e Vista, com licença gratuita. Você encontrará nesse blog, na parte inferior, tem um link que te direcionará diretamente para o web site e assim você poderá executar o download.

Para adicionar senhas no programa, basta seguir os seguintes itens:
1.      Abra o password dragon do local onde a pasta foi salva (como por exemplo, meus documentos, desktop, pen drive, etc.)
2.      A seguinte caixa será apresentada: password manager
3.      Selecione a linguagem e clique no botão ok
4.      Será apresentada a seguinte janela: password manager licença. Clique no botão agree.
5.      Na caixa apresentada preencha todos os campos. Para gerar uma senha automaticamente, clique no botão á direita do campo senha (adicionar senha).
6.      Personalize sua senha selecionando as opções na caixa gerador de senha.
7.      Clique em gerar senha. Será apresentada uma lista com as opções de senhas para que você possa escolher uma.
8.      Veja, na caixa apresentada, o grau de segurança de sua senha. Clique em adicionar caso esteja de acordo ou gere outra senha caso você ache necessário.
9.      Após clicar em adicionar, será apresentada a seguinte janela: Contendo as informações adicionadas.


Pronto! Agora você tem um software para administrar suas senha!
 

Demóstenes Monteiro Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário