Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O Esporte e a Tecnologia

O Esporte e a Tecnologia

A tecnologia também está fazendo a diferença no esporte e com a aproximação nas próximas olimpíadas teremos de forma clara e surpreendente essa parceria.
Diante de uma fabulosa infra-estrutura, que conta com o auxílio de computadores e servidores potentes e poderosas redes locais. Todas as provas deverão ser registradas por câmeras automáticas. As piscinas equipadas com sensores indicando com exatidão a chegada dos competidores. Uma infra-estrutura espalhada por todos os lugares de competições que deve alimentar uma central de informações sobre as competições. Nesta central estarão os locutores das TVs e os líderes esportivos, que através das informações provêm às tomadas de decisões e o relato sobre as provas.
Atualmente a tecnologia também é usada nos treinos, diretamente no esporte. Por exemplo temos o taekwondo que conta com uma tecnologia chamada de Speed Fight, permitindo que os movimentos sejam monitorados durante os treinos através de sensores instalados no colete. Com isso os treinadores podem indicar quais movimentos do atleta devem ser melhorados para conseguir um melhor resultado. E assim também no vôlei pode-se contar com a tecnologia para dar suporte aos técnicos. Tem-se programas construídos especialmente para que os membros da comissão técnica possam ter informações detalhadas, e em tempo real, do comportamento dos atletas dentro da quadra. Com ele é possível saber, por exemplo, qual o percentual exato de bolas que o levantador adversário usa em jogadas determinadas, facilitando as tomadas de decisões, mudanças de estratégias e melhora da performance da equipe.
Podemos esperar um show de tecnologia nas Olimpíadas no Rio em 2016. Claro que os investimentos não são nada baratos, estima-se que os gastos com infraestrutura estarão em torno de 14,4 bilhões de dólares. Além disso, em 2014 com a copa, uma parte dessa infraestrutura será aproveitada. Porém, há muito o que se investir e melhorar, sem contar com o problema dos nossos aeroportos.
Ao passo que os atletas procuram se superar para melhorarem seu desempenho e alcançarem o pódio, cientistas procuram auxiliar essa busca pela perfeição, desenvolvendo instrumentos cada vez mais precisos, evidenciando que assim como toda a sociedade, o esporte, como a ciência, sofre a influência natural e direta da evolução tecnológica.  Essa participação efetiva do esporte no ciclo tecnológico traz profundas mudanças e principalmente melhorias para os atletas, técnicos e todos que apreciam e vibram com o esporte.
Alguns recursos tecnológicos:
Ø  Projetores potentes, equipados com um excelente sistema de som e imagem;
Ø  Softwares que auxiliam os técnicos com estatísticas baseadas no desempenho de cada jogador;
Ø  Sistema de informação para a natação, detectando  movimentos detalhados acompanhados por computadores;
Ø  Roupas de banho especiais;
Ø  Notebooks, câmeras, palmtops e softwares que auxiliam no resultado de uma partida;
Ø  Tênis de corrida com alta tecnologia, proporcionando agilidade e leveza e proteção aos pés;
Ø  Tecidos das camisas que garantem um melhor desempenho nas mais diversas atividades, absorvendo rapidamente o suor;
Ø  Marcador cardíaco ajudando a programar o treino;
Ø  GPS.

Demóstenes Monteiro Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário