Pesquisar este blog

sábado, 15 de janeiro de 2011

Bons modos na internet

“NETIQUETA”

Estamos em uma era que pode ser chamada de digital, sim e esta chegou para ficar e encontramos fantásticos objetos que nos oferecem funções incríveis. Atualmente temos a televisão digital, os celulares inteligentes e até as crianças estão com os seus.
A nossa juventude se comunica através de computadores, conectados através da internet com seus inúmeros “contatos”.
É evidente que encontramos na internet pontos positivos e negativos e que precisam ser filtrados para que com toda essa liberdade que temos, não venhamos a fazer escolhas erradas, navegar por lugares inconvenientes, principalmente com relação aos jovens, adquirir discernimento para escolher bem por onde navegar.
Na web temos um universo livre, praticamente sem regras ou leis, prevalece sempre o bom senso, o discernimento e as habilidades de cada indivíduos que nela navega. Podemos encontrar praticamente de tudo, de um amigo distante, de acervos culturais maravilhosos, como também pornografia, pedofilia e tantas outras coisas. Na web a diversidade é incrível e não há fronteiras.
Porém, é necessário o estabelecimento de regras de conduta para que tanto os usuários antigos como os iniciantes possam usufruir de forma adequada o que a internet tem de melhor a oferecer. Apesar de cada usuário poder fazer o que quiser com seu computador e através dele, existem regras. Geralmente, as normas mudam de acordo com o serviço e o nível de acesso, mas geralmente essas normas seguem regras gerais de bom senso, muito importantes para facilitar a convivência entre milhões de usuários da web, a utilização de correio eletrônico, participação em grupos de discussão isso gera interação com outras pessoas, podendo também explorar o uso da webcam, dos microfones e substituir em alguns casos o telefone.

O uso correto do correio eletrônico

Não podemos nem sequer imaginar nossas vidas sem os recursos tecnológico que temos hoje, o correio eletrônico é uma ferramenta importantíssima, seja no lado pessoal como também comercial, portanto é importante o respeito a algumas normas, como o uso correto da língua portuguesa, obedecendo às regras gramaticais para mandar e-mails.
Ao digitar um e-mail além de escrever corretamente, seja direto e evite as redundâncias, ou seja, os rodeios e as colocações desnecessárias. Ao abrir sua conta através de um provedor, tome cuidado com sua senha e assegure que apenas você tem acesso.
Atenção para a escrita correta, muitos cultivam um péssimo costume nas salas de bate-papo e vão se acostumando a digitar de forma incorreta, que muitas vezes levam para a escrita e isso é preocupante, pois, a nossa língua precisa ser respeitada e valorizada.
Dicas
Ø   Na internet quando se escreve com letras maiúsculas significa gritar, chamar a atenção;
Ø   Quando quiser enfatizar frases e palavras use o recurso de sublinhar e se precisar grifar coloque a palavra ou frase entre asteriscos;
Ø   Procure não ultrapassar 70 toques por linha em consideração aos usuários cujos terminais não são capazes de mostrar linhas maiores;
Ø   Apresente objetividade e clareza ao transmitir o seu pensamento e não esqueça de digitar um texto de fácil leitura;
Ø   Atenção com a escrita, respeite as regras gramaticais e aborde apenas um assunto por mensagem;
Ø   Escolha bem o título e que este esteja de fato relacionado com o que você escreveu.
Ø   Quando tiver que digitar uma longa mensagem, não deixe de fazer a observação, por exemplo: subject: relação de material (msg longa).

Ao responder um e-mail

Ø   Não esqueça de que ao responder uma mensagem os leitores devem ler primeiro a mensagem a que você está respondendo e logo abaixo sua resposta;
Ø   No final de sua mensagem não deixe de colocar uma assinatura, para ajudar os leitores a lhe localizarem. Na assinatura coloque apenas o nome, o telefone/celular se for o caso.
Ø   Atenção quando você for usar o comando de resposta ou o comando de encaminhamento;
Ø   Não deixe de observar se você encaminhará uma mesma mensagem para várias pessoas, colocar Cco (com cópia oculta) para que outros não tomem conhecimento da lista de e-mails que é particular e pertence a você;
Ø   Utilize um processador de texto (Word por exemplo) para escrever mensagens longas e anexe ao seu e-mail, além de textos podem ser anexadas fotos, vídeos, etc.

Demóstenes Monteiro Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário