Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de maio de 2011

DICA D-BLOG - RESOLVENDO PROBLEMA COM A IMPRESSÃO


A impressão tá demorando?

Inúmeros usuários já tiveram problemas na hora de imprimir, tendo que cancelar a impressão, esperar “trocentos” anos para processar e em alguns casos, desligar a impressora, reiniciar o computador ou até mesmo usar uma medida radical, fazer a reinstalação do drive da impressora. 
Eu já tive que fazer tudo isso, principalmente quando estava com muita pressa!

O problema está no Spool!!!

Mas agora tem uma solução bem prática que quero compartilhar com você.

O spool é uma pasta temporária que guarda os arquivos à serem impressos pelo Windows. Essa ferramenta é usada por todas as impressoras que estão instaladas no Sistema Operacional e um sistema aparentemente simples pode causar muitos transtornos.
Isso porque muitas vezes, após o arquivo ser salvo no spool de impressão, ele precisa ser deletado, sem ser impresso, ou seja, quando uma impressão é cancelada, o arquivo no spool tem que ser apagado, caso contrário a impressora irá tentar processar e imprimir o arquivo que esta nesta pasta.

Na maioria das vezes basta esperar alguns minutos para que o arquivo de impressão seja excluído, se isso não acontecer, ainda vale à pena reiniciar a impressora e esperar para que ela limpe o spool ao ser religada.
Se isso não der certo, ainda há a possibilidade de reiniciar também o computador e até, em casos mais graves as pessoas chegam a reinstalar o drive da impressora no Sistema Operacional.
Agora existe uma forma simples e rápida de resolver esse tipo de problema sem ter que recorrer à medidas tão drásticas.





 Basta seguir as orientações:

1.      Abra o bloco de notas (iniciar – acessórios – bloco de notas);

2.      Digite o comando:

Net stop spooler
Cd %systemroot%\system32\spool\printers
Del /f/s *.shd
Del /f/s *.spl
Net start spooler
Exit

Depois quando terminar de digitar nomeie o arquivo e salve-o como .BAT e deixe em algum lugar no computador.
Sempre que houver algum probleminha com arquivos emperrados no spool da impressora, basta dar um clique duplo neste arquivo .BAT e deixar que ele resolva tudo sozinho.

Moleza não é!?

Será aberta uma tela de comando do DOS, aguarde até que todo o spool seja limpo, a tela irá se fechar sozinha, e pronto, seu spool está perfeito para ser utilizado novamente.





Demóstenes Monteiro Coelho




Nenhum comentário:

Postar um comentário