Pesquisar este blog

domingo, 1 de maio de 2011

Brasil com 73% de desempregados sem condições para preencher vagas!


Emprego ou desemprego?
Dados fazem parte de um estudo divulgado pelo Ipea, o qual constata que 90% das vagas abertas no País pagam até três salários mínimos.
 
Nos últimos anos escutamos falar bastante sobre crescimento. O nosso ex-presidente costumava afirmar sobre o “espetáculo do crescimento”. De fato, o Brasil começou a vislumbrar um ressuscitar da economia, porém, enormes problemas prejudicam e fazem esse crescimento ficar bem aquém do nosso potencial e o mais grave está na falta de uma política séria para com a educação. Temos muita mão de obra, porém desqualificada para preencher as vagas que surgem com o crescimento econômico.
 
Desemprego em alta
Uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) prevê que, em 2011, 7,3 milhões de trabalhadores ficarão desempregados no Brasil e 73% deles não terão experiência e qualificação necessárias para preencher as vagas de emprego existentes.
Para o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, se o País mantiver o ritmo atual de crescimento, essa falta de formação dos profissionais vai virar um problema. Pochman destacou que, atualmente, a mão de obra qualificada está adequada ao tipo de emprego que é oferecido no Brasil. 

Onde está o emprego?
“Mas, conforme a nossa economia vai se desenvolvendo, a demanda será mais especializada”, aponta, de acordo com entrevista divulgada na agência Brasil.
Quanto ao perfil das vagas de emprego disponíveis hoje no País, o estudo do Ipea aponta que 90% delas pagam até três salários mínimos (o equivalente a R$ 1.635), sendo que 80% das oportunidades estão em pequenas empresas. Contudo, há uma perspectiva de que esse cenário mude, com a evolução da economia.

bolsa desemprego
É importante aumentar exponencialmente os cursos profissionalizantes, porém, fazer com que esses se tornem acessíveis a classe mais pobre. Fazer parcerias com as escolas. Abrir mais vagas nas universidades. Ou seja, se preparar para crescer de verdade, pois, não adianta “brincar” com o espetáculo do crescimento se não houver condições de sustentação para isso.




10milhoes_300x250.gif

 
Qual é a sua opinião a respeito disso?
O que está faltando para o Brasil ter mão de obra qualificada?
 
                                                                                                      

                                                                                          Demóstenes Monteiro Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário