Pesquisar este blog

Carregando...

domingo, 1 de maio de 2011

Notebook – o que você tem que observar antes de comprar um

 
Resolvi postar algumas informações sobre notebook, que particularmente considero uma ferramenta essencial para se trabalhar, estudar, pesquisar, se divertir, armazenar, realizar transações financeiras, com a facilidade da mobilidade, segurança e praticidade. 






Segue algumas dicas:
 
1. O primeiro passo é observar o processador. Sim, pois, o desempenho que você almeja na sua máquina vai depender do processador que você escolher. Portanto ao comprar um notebook procure processadores da família “Sandy Bridge”, da Intel ou os da família Fusion da AMD, que vão corresponder as suas expectativas. A forma fácil de identificar processadores Intel Sandy Bridge é pelo número do modelo. Os chips da geração anterior tem modelos com três dígitos (como “Intel Core i3-350M”), enquanto os Sandy Bridge usam quatro dígitos (como “Intel Core i3-2310M”). Já nos novos chips AMD Fusion são chamados de AMD C-Series APU, AMD E-Series APU ou AMD A-Series APU. Agora evite a promoções que com preços fantásticos divididos em 12 vezes sem juros e você fica fascinado com tamanha oferta, mas, o aparelho pode vir com processadores Pentium, Celeron ou Core 2 Duo. Fique atento!
2. O HD, discos híbridos ou discos SSD, você com certeza vai ter muitos bytes de fotos, vídeos e músicas que vai querer guardar no seu notebook, portanto não compre nada menos que 320 GB, lembrando que quanto maior a capacidade melhor!
3. Telas de alta-definição, você vai encontrar a maioria com a resolução de 1366 x 768 pixels, boa o suficiente para as tarefas do dia-a-dia. Mas se você pretende assistir muitos filmes, procure um modelo com tela de 1600 x 900 pixels ou 1920 x 1080 pixels.
4. Autonomia de bateria é uma coisa fundamental a menos que você queira ficar plugado o tempo todo como um desktop é melhor escolher um modelo que tenha autonomia de pelo menos 3 horas longe da tomada.
5. Quantidade de memória é um item que deve ser observado, assim como o HD quanto mais memória melhor para os seus trabalhos, portanto procure modelos com pelo menos 4 GB.
6. Teclado e trackpad confortáveis é criticamente importante, especialmente se você pretende passar horas a fio digitando. Procure por teclados “full size” (ou seja, com o mesmo espaçamento do teclado de um desktop) e digite algumas palavras para ver se as teclas não parecem “rasas” ou duras demais. Um bom espaço para descanso de punho também é útil.
7. Design durável é uma das características que aumentam a durabilidade de um notebook estão um chassi feito com metal (alumínio ou magnésio são comuns) ou fibra de carbono em lugar do plástico ABS tradicionalmente usado. Também procure modelos com recursos para proteção do HD contra choques, como o sistema G-Sensor dos notebooks da série VAIO ou o “Active Protection” dos IdeaPad e ThinkPad da Lenovo.
8. Recursos de segurança é importante proteger seus dados e alguns modelos trazem módulos de criptografia integrados ao hardware, sistemas biométricos (como leitores de impressão digital) e outros componentes de segurança, como a tecnologia antifurto integrada aos processadores vPro, lhe darão a tranquilidade necessária para trabalhar sem medo de que estranhos tenham acesso às duas informações.
9. Entretenimento não se pode abrir mão da diversão e os modelos modernos de notebooks possuem uma saída HDMI que permite sua conexão a TVs de alta-definição usando um cabo HDMI. Com isso, o micro vira uma verdadeira central multimídia, especialmente se combinado a softwares como o Windows Media Center ou XBMC.
10. Quer jogar? Então é bom estar pronto para investir, pois, são necessários além de um bom som uma tela de alta definição para rodar bem os jogos mais quentes do mercado a máquina tem que ter uma GPU (placa de vídeo) dedicada, com muita memória: ao menos 512 MB só para ela. Combine isso a um processador poderoso, como um modelo quad-core, e você terá um “videogame portátil” imbatível. Procure modelos com GPUs Nvidia GeForce ou AMD Radeon HD. Máquinas como o Asus Lamborghini VX7 e sua GeForce GTX460M com 3 GB de memória de vídeo e até 16 GB de RAM, são o supra-sumo da categoria. Mas não espere gastar pouco.
 
Demóstenes Monteiro Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário