Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Terminologias tecnológicas



Muitas vezes o leigo no assunto possui uma certa dificuldade para compreender alguns termos tecnológicos, para facilitar vou colocar os mais usados e os seus respectivos significados.

Bps (Bits Per Second – bits por Segundo)
Nada mais é do que a taxa de transferência usada em comunicações do tipo serial.mede a quantidade de bits que são transferidos por segundo. Um bit pode ser um número 0 ou número 1.
Mbps (Megabits Per Second – Megabits por segundo)
Trata-se de uma taxa de transferência usada em comunicações do tipo serial. Mede a quantidade de megabits (1.048.576 bits) que são transferidos por segundo.
ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)
É o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.
Fundada em 1940, trata-se de uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como Fórum Nacional de Normalização.
O padrão de teclado com normas regidas pela ABNT apresenta diferença na disposição das teclas de símbolos, quando comparado ao teclado US-Internacional (teclado sem o ç) e possui 107 teclas (cuidado quando for comprar um computador, verificar se o teclado está de acordo com as normas da ABNT).


Memória Ram
Memória de acesso aleatório (Random Access Memory)
É um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, com a capacidade de acessar qualquer posição em qualquer momento, diferente da seqüencial. É geralmente utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais, onde os dados podem ser rapidamente escritos e depois apagados.








CPU (Central Processing Unit – Unidade Central de Processamento)
Trata-se de um microprocessador, responsável por executar as instruções e processamento dos dados em um PC.
Muitos usuários de forma errada chegam a denominar o computador de CPU.












Demóstenes Monteiro Coelho




Nenhum comentário:

Postar um comentário