Pesquisar este blog

domingo, 8 de maio de 2011

Dica D-Blog

 
Ao ligar o computador e perceber que este apresenta um barulhinho irritante como se algo estivesse solto e batendo dentro dele e depois de alguns minutos o barulho chato desaparece. Provavelmente é algum dos coolers de seu computador.
Atualmente os computadores possuem, no mínimo, dois coolers, uma para a energia e outro para o processador, os mais modernos também trazem um cooler para cada HD.
Você deverá desligar o computador, tirar a tampa lateral e religar a máquina para descobrir de onde vem o barulhinho chato, pode ser da fonte, do processador ou do HD.
1. Se o barulho vier da fonte de energia, ela, talvez esteja suja e, com um aspirador de pó, é possível limpá-la. Mas não faça isso com o computador ligado! E não tente trocar o cooler da fonte, você poderá tomar um choque ou correr o risco de mexer onde não deve resultando em um prejuízo grande. Portanto, limite-se a usar um aspirador para limpar o cooler.
2. Se o barulho vier do cooler do processador, reponha somente o cooler, talvez uma limpeza já resolva o problema. Mas se ele parar, é melhor trocar.
3. Se o barulho for proveniente do HD, então provavelmente o este precisará ser trocado, faça um backup do que está no HD, de preferência passando para outro disco. Muitas vezes, esses materiais podem durar bastante tempo fazendo um barulhinho ou outro, mas é bom, no caso do HD, não confiar demais, nele, ou saber que a qualquer hora você vai ligar o computador e vai aparecer apenas uma tela preta. Então insisto faça imediatamente um backup dos seus arquivos.
 
Outra dica bacana: feche o compartimento do computador, após ter descoberto e resolvido o problema, pois a arquitetura do computador fechado permite uma melhor ventilação, se ele estiver aberto, poderá não ventilar corretamente os componentes. Conheço pessoas que deixam o computador aberto pensando que vai ventilar mais, é um equívoco.






 
Não use nenhum tipo de produto ou água para a limpeza interna da máquina, só mesmo um aspirador e quando a máquina estiver desligada.


                                                                               Demóstenes Monteiro Coelho

4 comentários:

  1. É isso ai meu velho
    o meu tava dando pau no barulho
    limpei o coler deu certo

    vlw
    Rafa

    ResponderExcluir
  2. kra

    no meu desk o prob era o hd

    deu tempo só de fzer o backup

    obrg pela dika

    show

    ResponderExcluir
  3. tenho um coler da placa q ele ta desligando com um certo tempo ele he de 0,16A quero saber se posso trocar por um de amperagem maior para ver se soluciona o problema.

    ResponderExcluir
  4. Vc já fez a limpeza?
    A mudança de amperagem não está relacionad com o fato dele desligar.
    caso precise de fato trocar o cooler mantenha o mesmo padrão.
    Mas verifique se não está sujo, apresentando barulho, etc.

    vlw

    ResponderExcluir