Pesquisar este blog

domingo, 14 de novembro de 2010

A história do computador

A história do computador
A maior diferença entre um computador e outros inventos humanos é a sua versatilidade: um computador pode ser utilizado em incontáveis funções. Mas isto também faz dele o invento mais dependente da imaginação e da habilidade intelectual.
O computador é composto de diversos componentes eletrônicos. Estes componentes, por sua vez, formam memória, unidade central de processamento, circuitos de entrada e saída, entre vários outros. Este conjunto recebe o nome de hardware.
evolução do computador
O hardware sozinho, no entanto, não realiza nenhuma tarefa. Para que o computador funcione, é necessário que ele seja ensinado. Isto se dá através de instruções que são armazenadas na memória e executadas pela unidade de processamento central (CPU em inglês). No tipo de computador que usamos normalmente, estas instruções fazem com que dados de entrada, como por exemplo, os que fazemos entrar pelo teclado, sejam lidos, interpretados, processados e resultem em alguma ou mais saídas. Idealizar e escrever as seqüências de instruções que fazem o computador realizar suas tarefas é denominado programação; e, o resultado, final, o “programa de computador”, ou software.
O computador
No início da era do computador, começo da década de 1950, não existia distinção entre hardware e software, entre programador e usuário: existia apenas o computador e o pessoal que trabalhava com ele. Nessa época, a IBM introduziu no mercado o primeiro computador comercial, o modelo 701. Ele não era vendido, mas alugado às empresas por aproximadamente 15 mil dólares mensais, uma quantia muito grande para a época, impedindo que pequenas empresas tivessem acesso à máquina.
Um ano depois, a IBM começou a vender por cerca de 1,6 milhões de dólares o modelo 705, valor também impossível para a maioria das empresas.
O computador
Também não havia ferramentas que ajudassem os programadores a escrever seus códigos, e cada programa tinha de ser desenvolvido do zero. Atualmente a grande parte do trabalho de um programador é juntar código já feito por outros ao seu sistema.

As primeiras ferramentas de programação, como os compiladores, foram escritas por profissionais que passavam seu código de um para outro, sem nenhum compromisso com remuneração ou proteção intelectual. Ou seja, o software nasceu como um processo de colaboração entre profissionais, e isto era incentivado pelas empresas fabricantes dos computadores, pois, quanto mais programas se produzissem, maior o potencial de uso da máquina pelo cliente, incentivando seu aluguel ou compra, ou seja, seu valor agregado.
dependência do computador

As enormes máquinas daquela época deram origem ao termo mainframe, que designa, hoje em dia, máquinas cujas principais características são a confiabilidade, a alta capacidade de entrada/saída de dados e a capacidade de rodar vários sistemas operacionais, ou servidores, ao mesmo tempo. Uma máquina destas fica ligada e operacional anos a fio, não parando nem mesmo para manutenções.

                                                                    Material Didático. Curso Tec. da Informação. UNISUL                                                                                           Demóstenes Monteiro Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário