Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Vírus Trojan

Trojan (Cavalo-de-Tróia)

Antes de começarmos a entender como funciona este tão temido vírus de computador, vãos
ater-nos primeiramente ao seu nome. Entre 1.300 a.C e 1.200 a.C ocorreu um dosmaiores conflitos bélicos da história, entre Gregos e Troianos, a Guerra deTróia. Os gregos tiveram enorme dificuldade para organizar ataques a Tróia, queresistia bravamente, por ser uma cidade cercada por uma grande muralhaintransponível. Porá que fosse possível a invasão à Tróia, os gregos lhe enviaram, como forma de trégua, um enorme cavalo de madeira. Os troianosaceitaram o presente, só que eles não sabiam que o tal presente continha em seu interior os melhores soldados gregos. Enquanto os troianos comemoravam a suposta vitória, os guerreiros gregos aproveitavam para abrir os portões de Tróia, para que o exército grego atacasse e devastasse Tróia, vencendo a guerra.

Bom, agora que já sabemos o porquê do nome, vamos conhecer um pouco sobre o vírus trojan.
Tal vírus, ao ser instalado na máquina-alvo, mantém as portas de comunicação abertas entre a máquina Server (máquina-alvo, ou vítima) e a máquina invasora (máquina-cliente), possibilitando, assim, a invasão e dando total controle, da máquina-alvo, ao invasor.

Existem, atualmente, vários tipos de trojan e muitos deles são imperceptíveis até para
os antivírus mais poderosos.
Vírus de celular
Atenção, senhores. Acreditem ou não, mas já existe vírus para infectar celular.
É isso mesmo. Foi descoberta a existência do primeiro vírus par acelular no ano de 2004. Com o avanço tecnológico, se tornou muito mais fácil troca de arquivos entre aparelhos e, conseqüentemente, aumentou o número de vírus que infectam aparelhos celulares. Tais vírus apagam lista de contatos, desconfiguram o aparelho. Muitas vezes, para retirar o vírus, é preciso formatar o telefone.
Então, quer dizer que não posso mais fazer ligações? Calma, você pode continuar fazendo suas ligações basta ter um pouco de cuidado quando for baixar arquivos, como papéis de parede, músicas, etc.
Tal alerta da existência do vírus, conhecido como Cabir, foi na Rússia, pela empresa distribuidorade  softwares antivírus Kasperksy labs. O Cabir só afeta os chamados celulares inteligente que tenham sistema operacional Symbian e conexão Bluetooth.
Portanto, tome cuidado para que seu celular
não seja infectado!



                                                                             Fonte:Segurança Hacker. Editora Minuano.



                                          Demóstenes Monteiro Coelho

                                       www.gestaoemtic.blogspot.com

3 comentários:

  1. Legal, maaaaaass.. se existe o vírus, será que existe um anti-virus?
    Imagina ai os Smart Phone's com anti-virus.. =D

    ResponderExcluir
  2. Olá Penelope!

    Sim, com certeza já existem anti-vírus para smartphones no mercado, com alguma busca na web vc vai encontrar algumas opções.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Alias um dos poucos smartphones que não se existe um vídeo "auto" suficiente é o Iphone, já que para invadi-lo é preciso que tenha sido colocado "propositalmente" se não, não existe uma forma específica, já que trabalha com o sistema operacional da apple.

    ResponderExcluir