Pesquisar este blog

domingo, 14 de novembro de 2010

O movimento Software Livre

O movimento Software Livre

Com o passar do tempo, o valor relativo do software foi aumentando, o que fez com que as empresas protegessem seus investimentos em produzi-lo. O que era antes passado de um programador para o outro, mesmo entre empresas diferentes, principalmente porque o que interessava era fazer funcionar o hardware e este era o centro das atenções, transformou-se em diferencial competitivo para as empresas. O que era antes produzido e compartilhado entre empresas e por estudantes e professores em universidades passou a ser produzido em linhas de montagem dentro das empresas.
A situação incomodou especialmente um desenvolvedor – Richard Stallman. Em um momento de frustração por não poder ter acesso a um código de um drive para uma impressora, Stallman sentiu que a produção de software feita de uma forma colaborativa começara a ruir. Isto o
levou a pensar em uma saída.
Em 1989, ele deixa o MIT e cria a fundação Software Livre – Free Software foundation e o movimento Software Livre. Sua intenção era preservar o livre compartilhamento de software, mas evitar que este fosse modificado e incluído em produtos proprietários, deixando de contribuir para sua evolução em um retorno à comunidade. Denominada cláusula viral, Stallman imaginou uma licença em que, havendo o uso do código em um produto, seja este modificado, ou não, este produto também tem de ter seu código aberto. Este é um entre outros detalhes da licença GPL (General Public Lincense).
Ao fundar o movimento, Stallman tinha o projeto de criar um sistema operacional completo, partindo dos componentes do sistema até atingir o kernel. O projeto foi batizado de GNU, em uma brincadeira com as palavras em inglês GNU is Not Unix. O esforço em criar e manter os aplicativos acabou por retardar a criação do sistema operacional em si, ou kernel. Com o desenvolvimento do Linux, houve uma integração entre um projeto e outro, o que cancelou a necessidade de um kernel.
Material Didático.
Gestão da Tec. da Informção. UNISUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário