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domingo, 14 de novembro de 2010

Mecanismo de memorização

Quais são os mecanismo de memorização?

A visão humana é o sentido que provê o maior volume de informações a serem processadas pelo cérebro, estima-se que metade do potencial de processamento cerebral humano, seja utilizado na organização de informações visuais.
Nossos usuários de software percebem as informações por meio de um sistema sensorial. Os novos recursos da tecnologia permitem que esta percepção ultrapasse o sentido da visão fazendo uso da audição e do tato. No mecanismo de percepção, olhos e cérebro atuam em conjunto na interpretação das informações. Ao percebermos as informações, as mesmas são codificadas e processadas usando-se argumentos de raciocínio e armazenadas na memória para posterior recuperação.

A memória

A memória é o mecanismo que nos permite recordar pessoas, acontecimentos, coisas que aconteceram anteriormente. Desde que o ser humano iniciou suas trajetórias em áreas de pesquisa, o funcionamento e as circunstâncias em que ocorre a memorização são arduamente
discutidos.
Nas últimas décadas, muito se tem estudado a respeito das características e funcionamento da memória humana. Estudos evoluíram permitindo a compreensão dos meios fisiológicos, de como o ser humano armazena as informações, assim com a razões pelas quais podemos perdê-las.
O uso deste conhecimento para os projetistas de software na construção de projetos de web permite uma melhor adaptação do projeto às características e delimitações da memória humana, considerando suas habilidade e capacidade em termos cognitivos.
A natureza da memória pressupõe dois fatores: a codificação (estratégias de memorização) e a recordação.
A codificação vai permitir a maior ou menor facilidade de se recordar determinada informação. A recordação pode ser livre ou por reconhecimento (somos expostos a pistas que no reavivam a memória). Quando reproduzirmos o que entrou, recupera-se a memória.
A memória humana pode ser dividida em três partes, cada uma com diferentes características:
·     Memória rápida ou de curto termo.

·     Memória de trabalho ou sensorial.

·     Memória permanente ou de longo termo.

Memória de curto termo
A memória de curto termo armazena informações na memória em apenas um curto espaço de tempo 10 a 25 segundos, no máximo. É uma memória rápida e recebe as informações de entrada captadas pelos órgãos dos sentidos (olhos, ouvidos, olfato e tato) e os passa ao sistema
cognitivo.
Nesta memória são armazenadas respostas aos estímulos como informações expressas pela fala, movimentos e ações. As informações são armazenada por um período de aproximadamente 10 segundos e armazena poucas informações a cada vez. A memória de curto termo, guarda em média um número de 7 informações captadas pelos órgãos dos sentidos. Para recuperar informações armazenadas na memória de curto termo a mesma deve ser agrupada de forma significativa para o indivíduo.
Memória sensorial
A memória sensorial também é conhecida como memória de trabalho. Na memória sensorial são trabalhadas as informações captadas pela memória de curto termo e posteriormente, enviadas a memória permanente. A memória de trabalho pode armazenar informações por um tempo que pode variar de minutos a dias, mas mesmo assim, a informação será posteriormente eliminada.
Quando o assunto não é considerado fundamental ou importante para o indivíduo, ele não estabelece mecanismo de codificação. Desse modo, este conteúdo dificilmente irá atravessar as fronteiras da memória sensorial. Lembramos do conteúdo até realizar a prova, uma semana, depois apesar de boa nota não lembramos mais do assunto e dificilmente repetiríamos a boa nota sem estudar novamente.
A memória de curto termo recupera informação na memória permanente. Mas, quais mecanismos podemos usar para registrarmos ou recuperarmos a informação na memória sensorial? Podemos usar metáforas, analogias, regras e tudo aquilo que de alguma maneira, chame a atenção do indivíduo. Lembra das famosas musiquetas cantadas pro professores de química e física?
Memória de longo termo

Quando armazenamos uma informação na memória de longo termo, ela permanece na memória para sempre. Além da possibilidade de recuperação, também temos a característica relacionada á sua capacidade, até hoje não temos como quantificar as informações que podem ser
armazenada nela ou mesmo seu espaço.
Tulving (1985, p. 387) definiu memória episódica como a recordação consciente de acontecimentos pessoalmente vividos enquadrados nas suas relações temporais. É o sistema de memória mais especializado, o último a desenvolver-se na infância e o primeiro a deteriorar-se na velhice. Armazena eventos e experiências de forma serial. A memória semântica como uma enciclopédia mental do conhecimento organizado que uma pessoa mantém sobre palavras e outros símbolos mentais. É um registro estruturado de fatos, conceitos e habilidades.E a memória procedimental de Tulving (1985) é o sistema onde as deficiências de funcionamento seriam mais difíceis de detectar.
A memória procedimental seria constituída por capacidades perceptivas e motoras que no decurso do tempo e com a prática se transformaram em rotinas e hábitos e que de pouco ou nada se tem consciência.
Dicas para o uso da memória

·         O uso da Repetição faz com que a informação seja transferida da MCT para a MLT;

·         Que a quantidade de informação retida é proporcional ao tempo da prática;

·         Otimize a memorização pela divisão da aprendizagem ao longo do tempo;

·         Ofereça a informação de forma estruturada, ela deve fazer sentido e ser familiar ao usuário.

Atenção!
O aprendizado depende da memorização. Você pode facilitar o aprendizado apoiando a memorização pelo uso de analogias, pela estruturação e organização da informação e apresentando a informação em unidades incrementais.



Material Didático.
Gest. da Tec. da Informação. UNISUL










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