Como os seres humanos percebem o mundo?
O ser humano absorve do meio ambiente em que vive todas as informações necessárias à sua sobrevivência, quando você acorda pela manhã, ao abrir os olhos reconhece informações que são percebidas e processadas, isto ocorre pelo tratamento da informação sensorial. Ao tratar estas informações órgãos perceptivos são ativados gerando ações e reações.
Este mecanismo complexo é capaz de explicar os motivos pelos quais você lembra com mais habilidade de algumas informações, porque uma determinada cor ou fonte na tela influencia na
legibilidade ou mesmo a forma e a velocidade com que você lê uma informação na tela.
legibilidade ou mesmo a forma e a velocidade com que você lê uma informação na tela.
Mas o que acontece ou como acontece, quando um estímulo físico é
percebido pelo ser humano com uma forma diferente do que ele é na
realidade?
percebido pelo ser humano com uma forma diferente do que ele é na
realidade?
No Modelo Humano de Processamento de Informação são estabelecidos 3
subsistemas:
subsistemas:
· Sistema
perceptual – sinaliza estímulos do mundo exterior;
perceptual – sinaliza estímulos do mundo exterior;
· Sistema
motor – controla ações viabilizando respostas para o sistema
cognitivo;
motor – controla ações viabilizando respostas para o sistema
cognitivo;
· Sistema
cognitivo – provê o processamento que conecta os dois outros sistemas
utilizando-se de informações da Memória de Curta Duração e da memória de Longa
duração para a tomada de decisão.
cognitivo – provê o processamento que conecta os dois outros sistemas
utilizando-se de informações da Memória de Curta Duração e da memória de Longa
duração para a tomada de decisão.
No sistema cognitivo há três procedimentos:
a) Resolução de problemas (o usuário procura solucionar as
tarefas que não são familiares. Esta tarefa ocorre a partir de conhecimentos
adquiridos anteriormente por tentativa e erro, analogias ou mesmo, pela
subdivisão do problema).
tarefas que não são familiares. Esta tarefa ocorre a partir de conhecimentos
adquiridos anteriormente por tentativa e erro, analogias ou mesmo, pela
subdivisão do problema).
b) Tomada de decisão (o usuário procura resolver o problema.
Quando ocorre uma situação nova percebe-se no processo de decisão, várias
alternativas para que no final ocorra a escolha de uma delas.
Quando ocorre uma situação nova percebe-se no processo de decisão, várias
alternativas para que no final ocorra a escolha de uma delas.
c) Pensamento criativo.
Existem três canais perceptivos considerados significativos:
a) A visão;
b) A audição,
c) O tato.
Visão humana, audição e tato
Os canais perceptivos possíveis de serem utilizados são, visão humana, a audição e o tato. E destes sentidos, é a visão, sem dúvida, o sentido mais importante na interação com o computador.
O olho é formado pelo globo ocular que é uma esfera com aproximadamente 2,5 cm de diâmetro. Quando você fixa o olhar sobre um objeto, a imagem deste objeto atravessa a córnea depois, passa pela íris que é responsável por regular a quantidade de luz recebida por meio da
pupila.
pupila.
Imagem
Após atravessar o cristalino a imagem é focada sobre a retina (invertida, depois o cérebro acerta isto).
Mecanismo de uma máquina fotográfica
Nosso globo ocular pode ser comparado a uma máquina fotográfica, o cristalino seria a objetiva, a íris o diafragma e a retina seria a placa ou película. Quando a imagem chega ao cristalino é
ajustada, sendo levada para trás ou para frente, permitindo que ela se projete sobre a retina.
ajustada, sendo levada para trás ou para frente, permitindo que ela se projete sobre a retina.
Nossa retina está provida de duas espécies de células sensíveis á luz: os bastonetes e os cones.
Cones e bastonetes
· Os bastonetes permitem a visão para intensidades luminosas
muito pequenas (noite, crepúsculo). Recebem apenas impressão de luminosidade e
nenhuma impressão cromática. Por isto, quando saímos da cama á noite no escuro,
os objetos coloridos aparecem sem cor, nossa visão está por conta dos
bastonetes. Os bastonetes (120 milhões de células) não percebem diferenças finas
de forma e cor.
muito pequenas (noite, crepúsculo). Recebem apenas impressão de luminosidade e
nenhuma impressão cromática. Por isto, quando saímos da cama á noite no escuro,
os objetos coloridos aparecem sem cor, nossa visão está por conta dos
bastonetes. Os bastonetes (120 milhões de células) não percebem diferenças finas
de forma e cor.
· Os nenês permitem a impressão colorida em claridades média e grande (visão diurna), a imagem fornecida é mais nítida e detalhada. Existem três tipos de cones (três milhões de células) no olho humano, cada um distingue uma cor diferente: vermelho, verde ou azul.
Atenção:
A quantidade de cones vermelho, verde ou azul é 40:20:1. É por este motivo que sua sensibilidade para o azul é muito menor do que para o vermelho. Em outras palavras, você vê um número maior de tons de vermelho do que azuis.
Campo visual
A capacidade de percepção das cores está diretamente relacionada ao campo visual. A distribuição das células fotorreceptoras não é uniforme.
Ao sair de um ambiente de muita claridade e entrar em outro muito escuro, percebe-se uma cegueira momentânea que é causada pela acomodação dos cones e aumento da sensibilidade dos bastonetes. O inverso também acontece, imagine você saindo de uma sala com baixa luminosidade
para um gramado em um dia de sol intenso.
para um gramado em um dia de sol intenso.
Isaac Newton demonstrou em 1665-66 que a luz branca, como a luz do sol, ao passar por um prisma se decompõe em luz de diferentes cores, formando um espectro como o arco-íris, a luz branca se decompõe em radiações de larguras variáveis (magenta, alaranjado, amarelo, verde, azul ciano, anil e violeta). Ele demonstrou que sem luz não existe cor!
A impressão destas radiações sobre a retina do olho é
o que distinguimos como cor.
o que distinguimos como cor.
A cor pode ser definida como um comprimento de onda. O comprimento de onda para o vermelho é de 580 nm (nanômetro), para o verde 540 nm e para o azul 440 nm.
A acomodação e convergência do cristalino dependem da cor do objeto visualizado. Isto acontece porque as ondas verde, azul e vermelha convergem a diferentes distâncias da retina.
Quando focalizamos objetos avermelhados, o cristalino se torna mais convexo,, como se o objeto estivesse próximo do observador.
Quando focalizamos um objeto azul, o cristalino fica menos convexo (mais relaxado), como se objeto estivesse distante.
Atenção
O uso de cores intensas causa fadiga visual justamente
ela necessidade constante de adaptação do cristalino. Imagine o uso do azul e do
vermelho simultaneamente, as diferentes profundidades de foco são
fatigantes!
ela necessidade constante de adaptação do cristalino. Imagine o uso do azul e do
vermelho simultaneamente, as diferentes profundidades de foco são
fatigantes!
A cor é um elemento fundamental em qualquer processo de comunicação e merece uma atenção especial.
Algumas recomendações sobre o uso da cor:
1ª Recomenda-se que as cores de uma página na Web não sejam selecionadas separadamente, e sim, dentro de um contexto geral. A aparência de uma janela pode ser alterada quando outras janelas são abertas na mesma tela.
2ª Recomenda-se que sejam respeitadas
as diferenças culturais e fisiológicas entre os indivíduos. Pessoas idosas tem
uma sensibilidade reduzida para cores, o que, por suas vez, pode requerer o uso
de cores mais brilhantes. Alguns países tem cores associadas a alguns objetos e
fatos, no Japão marginais usam chapéu azul, no Egito o amarelo é a cor da
alegria e prosperidade, as caixas de correio são vermelhas na Inglaterra, azuis
nos Estados Unidos, amarelas na Grécia e verdes ou amarelas no
Brasil.
as diferenças culturais e fisiológicas entre os indivíduos. Pessoas idosas tem
uma sensibilidade reduzida para cores, o que, por suas vez, pode requerer o uso
de cores mais brilhantes. Alguns países tem cores associadas a alguns objetos e
fatos, no Japão marginais usam chapéu azul, no Egito o amarelo é a cor da
alegria e prosperidade, as caixas de correio são vermelhas na Inglaterra, azuis
nos Estados Unidos, amarelas na Grécia e verdes ou amarelas no
Brasil.
3 ª Recomenda-se o uso de um grupo limitado de cores, dando ao usuário a opção de mudá-las no máximo de “cinco mais ou menos duas”. Desse modo, as páginas de um mesmo site estarão mais propensas a terem um padrão consistente.
4ª Use a cor como uma forma de informação adicional ou aumentada. Evite confiar na cor como o único meio de expressar um valor ou uma função particular.
5ª Use cor para realçar ao invés de usar sublinhado (use sublinhado ao invés de itens piscando). Restrinja o uso do sublinhado para links para não confundir o usuário.
6ª Sempre que possível, evite usar
cores muito quentes, tais como o rosa e o magenta. As cores muito quentes
parecem pulsar na tela e ficam difíceis de focalizar.
cores muito quentes, tais como o rosa e o magenta. As cores muito quentes
parecem pulsar na tela e ficam difíceis de focalizar.
7ª Se for usar um fundo colorido, selecione as cores do texto, de modo a obter o contraste mais forte entre o texto e o fundo. Isso aumenta a visibilidade e a legibilidade do texto.
8ª recomenda-se o uso mnemônico da cor. O uso mnemônico da cor é empregado, respeitando os estereótipos para criar fortes associações para ajudar no reconhecimento, na lembrança e no tempo de busca. No site Submarino percebemos a divisão das seções fazendo uso da cor para diferenciá-las, a seção de brinquedos é rosa, a seção de eletrônicos é azul, a seção abaixo é a de games.
9ª Use cores brilhantes e contrastantes com cautela. Esses elementos atraem a atenção do usuário e o seu emprego deve ser reservado para áreas importantes, caso contrário, o usuário pode achar mais difícil saber para onde olhar e ficar confuso.
10ª Use cores monocromáticas para o texto sempre que for possível. As cores monocromáticas são mais nítidas, aumentando a legibilidade e visibilidade do texto.
11ª Recomenda-se o uso de uma cor neutra para fundos. As cores neutras (por exemplo, cinza-claro) aumentam a visibilidade das outras cores.
12ª Não use simultaneamente alto croma e cores que estejam muito distantes no espectro solar. Para relações figura-figura e muitas figura-fundo, forte contrastes de vermelho/verde, azul/amarelo, verde/azul e vermelho/azul criam vibrações, ilusões de sombras e imagens posteriores.
13ª Use um código de cores consistente e familiar, com referências apropriadas.as denotações comuns no ocidente são as seguintes:
· Vermelho: pare, perigo, quente, fogo.
· Amarelo: cuidado, devagar, teste.
· Verde: ande, Ok, livre, vegetação, segurança.
· Azul: frio, água, calmo, céu.
· Cores quentes
(amarelo, laranja, vermelho, violeta): ação, resposta requerida,
proximidade.
(amarelo, laranja, vermelho, violeta): ação, resposta requerida,
proximidade.
· Cores frias (azul, turquesa, verde-mar, verde-alface):
status, informação de fundo, distância.
status, informação de fundo, distância.
· Cinza, branco e azul: neutralidade.
14ª Use a cor para aumentar a informação mostrada em preto e branco. No que concerne ao aprendizado e compreensão, a cor é superior ao preto e branco em termos do tempo de processamento e de reações em termos do tempo de processamento e de reações emocionais, mas não há diferença na habilidade em interpretar a informação. A cor é mais apreciável e a memória para informação colorida, também parece ser superior do que em preto e branco.
15ª Recomenda-se projetar primeiramente em preto e branco, e então, adicionar a cor. A cor aumenta o processamento cognitivo e visual de uma informação que funciona bem em preto e
branco, pois ajuda a localizar, classificar e associar imagens.
branco, pois ajuda a localizar, classificar e associar imagens.
16ª Evite o uso de blink. O uso intensivo de piscar (blink) um texto ou imagem, causa fadiga visual, dependendo das cores usadas para fundo e texto ou imagem, o olho precisa reposicionar o
correspondente sensor da cor a ser usada em cada instante do efeito de piscar, ou dependendo das cores usadas reposicionar o foco a cada instante.
correspondente sensor da cor a ser usada em cada instante do efeito de piscar, ou dependendo das cores usadas reposicionar o foco a cada instante.
17ª Evite fundos escuros. Fundo preto não é recomendado, pois há poucas cores eu contrastam e causa cansaço visual. No caso de impressão em P&B, a cor usada para o texto ou imagem pode ser convertida para escuro e se confundir com o fundo (além de gastar grande quantidade de toner/tinta).
18ª Não usar cores alternativas para links. Pode-se acrescentar cores para casos alternativos como (mantendo-se os padrões):
· Link ainda não visitado que fica na mesma página (âncora) – verde.
· Link já visitado na mesma página – rosa.
· Link para o modo hierarquicamente superior – laranja/amarelo
âmbar.
âmbar.
19ª Não tornar a tela muito brilhante ou escura, use as cores brilhantes em áreas pequenas e cores suaves em áreas maiores.
20ª Procure evitar cores que juntas causam ilusões óticas como:
· Verde/vermelho;
· Azul/amarelo;
· Verde/azul
· Vermelho/azul
21ª use combinações legíveis para texto/fundo:
· Preto/branco
· Branco/preto
· Amarelo/preto
· Verde/preto
· Branco/vermelho
· Preto/amarelo
· Branco/marrom
· Amarelo/marrom
· Verde/marrom
22ª use as cores da fóvea e periféricas apropriadamente, a fóvea fica na região central da retina, é composta de cones sensíveis ao detalhe:
· Use azul para áreas grandes ou formas pequenas, azul é bom
para fundo de tela;
para fundo de tela;
· Use vermelho e verde no centro do campo visual e não na
periferia;
periferia;
· Use preto, branco, amarelo e azul na periferia do campo
visual.
visual.
23ª Lembre que cor mal utilizada é pior do que não usar cores.
Material Didático. Gestão da Tec. da Informação.
UNISUL.
UNISUL.
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