Pesquisar este blog

domingo, 14 de novembro de 2010

O microcomputador

O microcomputador

A invenção do minicomputador provocou uma revolução no campo do software, foi a partir deste ponto que as universidades tiveram acesso ao computador para suas pesquisas, permitindo a pesquisadores e alunos desenvolverem programas.

Pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Este sistema permitia o uso compartilhado de 30 usuários conectados por meio de modems.
Pesquisadores do MIT, junto com colegas dos laboratórios Bell da General Electric, começaram em 1964 o desenvolvimento de um sistema sucessor, MULTICS, que deveria permitir o
compartilhamento de 1.000 usuários. Este sistema não foi, em realidade implementado, em parte, por não haver na época tecnologia de hardware suficientemente desenvolvida para dar suporte ao sistema. No entanto, as idéias serviram de base para o que seria desenvolvido depois por Ken Thompson, denominado UNICS.

Ao iniciar o projeto sozinho, utilizando poucos recurso de tempo e máquina, um PDP-7 desatualizado, Ken lançou as base do sistema operacional UNIX e seus derivados, que rodam no maior número de plataformas até hoje e formam a espinha dorsal da internet.
Junto com Dennis Rrithcie, o projeto foi continuado e introduziu-se o mecanismo de pipe (de tubulação em inglês, onde a saída de um programa pode ser canalizada para a entrada de outro, facilitando a modularização do sistema UNIX e conseqüentemente escrita de programas para
este sistema, uma vez que estes podem ser combinados e reutilizados para a construção de algo novo. A AT&T, onde trabalhavam, licenciou o novo sistema para várias universidades.
Isto Fez com que professores e estudantes, utilizando o UNIX, idealizassem modificações, aprimoramentos e a escrita de novas ferramentas. Da universidade de Berkeley surgiu o BSD (Berkeley Software Distribution) em 1978, levando a outra vertente de sistemas padrão UNIX.
O BSD teve um papel importante para o nascimento da Internet. Em 1968, uma agência do governo americano patrocinou um projeto denominado ARPANET, que tinha como objetivo permitir comunicação e armazenamento de informação de maneira não centralizada, de tal forma que, em eventual ataque nuclear, os Estados Unidos não perdessem sua capacidade de comando.

Material Didático.
Gest. da Tec. da Informação. UNISUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário