Pesquisar este blog

domingo, 14 de novembro de 2010

O nascimento do LINUX

O nascimento do LINUX

Em 1991, Linus Torvalds, um estudante de computação da universidade de Helsinki, comprou um PC com processador 386, 4MB de memória, 40MB de disco e com o MS-DOS instalado. Na universidade, Torvalds usava sistemas operacionais UNIX, o que o levou a ter a idéia de escrever uma versão para sua máquina de casa, já que versões comerciais do UNIX para PC eram muito caras. Torvalds desconhecia o desenvolvimento do 386/BSD.
O ponto de partida foi o sistema operacional MINIX, desenvolvido pelo professor Tanenbaum para suas aulas de computação. A esta suas própria versão, Torvalds denominou Linux. Um ano após publicar o código, mais de 100 pessoas participavam de seu desenvolvimento. A maioria, contribuindo com conserto de bugs (falhas nos programas), melhoria no código e novas funcionalidades. Em 1994, a versão 1.0 foi oficialmente lançada. 
Por volta do ano 2.000, Linux era executado em mais de um terço de toda as máquinas utilizadas como servidores para a Internet. Este enorme sistema, de alta complexidade, foi desenvolvido a partir de colaboradores ao redor do mundo, sem o envolvimento de investimentos com fins lucrativos. 
Na década de 1990, a Internet estava em seu início e não existia ainda a WEB, como a conhecemos hoje. A divulgação de informações era realizada por meio de grupos de discussão, num processo muito mais limitado do que as várias ferramentas de comunicação e compartilhamento que temos hoje.
Material Didático.
Gestão da Tec. da Informação. UNISUL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário