Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Brasil campeão! Confira!

 
Brasil é campeão em pessoas SEM diploma universitário!
 
Apenas 11% dos brasileiros com idade entre 25 e 64 anos têm ensino superior!
Segundo o levantamento feito por Ernesto Faria, especialista em análise de dados educacionais, que tomou como base o relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) o Brasil está em último lugar em um grupo de 36 países com relação a população de 25 a 64 anos que possui nível superior. Isso corresponde a apenas 11% dos brasileiros (com idade entre 25 e 64 anos) possui diploma universitário.
Esse dado revela claramente que os governos não fizeram nada ou praticamente nada para que a educação fosse priorizada. Infelizmente esse resultado é uma vergonha para o nosso país que se preocupa apenas em manter o status de país do carnaval e do futebol.
Apesar do número de alunos ter aumentado nas escolas, ainda pode-se questionar como esse aluno deixa a escola e o quantitativo de analfabetos funcionais que o Brasil possui, em contrapartida tem-se um número vergonhoso de vagas nas universidades públicas, desproporcional a demanda, levando em consideração que 75% das vagas estão nas Universidades privadas.
O sonho de conquistar um disputado lugar em uma universidade fica bem distante para a esmagadora maioria da população. Os problemas são enormes, desigualdade social, pouquíssimas vagas, ensino médio sem qualidade.
Uma coisa interessante de se observar e demonstra de forma clara é que as universidades federais, cujas verbas públicas que possuem a mesma origem, recebem um tratamento diferenciado, os professores são bem remunerados (em comparação com as escolas de nível básico chega a ser humilhante), os investimentos são outros, a estrutura é completamente diferente das escolas públicas.
É algo para se pensar. O ingresso do cidadão brasileiro numa universidade é um sonho para poucos nesse país, infelizmente, apenas 11% de toda a população brasileira conseguiram realizar esse objetivo. Os “heróis” que almejam o ingresso em um curso superior precisam passar por uma maratona de vestibulares, de ENEM, do SISU, das inscrições, das cotas e ainda tem que ficar torcendo para não dar pane no sistema ou a pontuação ser suficiente para o ingresso.
Vamos ficar torcendo para isso melhorar e esperar mudanças na educação, quem sabe se o Brasil prioriza o que de fato pode torná-lo uma grande potência num futuro distante. 




E a reforma tributária?
E a reforma política?
E a reforma no judiciário?
Como cidadão você confia na justiça desse país? 









Deixe um comentário, um desabafo ou um protesto. 


Cique aqui:  http://www.afiliads.com/?id_ind=105091  
 
                                                                  
                                                                                                                     Demóstenes Monteiro Coelho

4 comentários:

  1. Basta olhar o trabalho dos nossos ilustríssimos governantes para tratar dos interesses da nação.
    Quero deixar o meu protesto com relação ao preço abusivo da gasolina!
    Que absurdo!!
    E ainda algum demagogo chegou a dizer que o petróleo era nosso kkkkk

    Raimundo Santos

    ResponderExcluir
  2. Se eu for parar pra escrever tudo o que quero protestar,vou entrar na madrugada...
    O povo brasileiro já está cansado dessa palhaçada...já que se falou da gasolina,deixo então meu protesto em relação aos transportes coletivos.Terrível!!!Absurdo!!!
    Quem é obrigado a depender de ônibus para trabalhar sabe que está cada dia pior...sardinhas em lata é o que somos...
    Van

    ResponderExcluir
  3. O Brasil está fora da realidade! Sem noção mesmo os trabalho desses deputados, que ganham absurdamente para fazer tão pouco ou quase nada, acredito que se constroem mais cadeias nesse país do que escolas ou universidades!

    Gabriel

    ResponderExcluir
  4. Que argumentos utilizar para criticar se nem ao menos os profissionais de educação, que realmente são formados, são respeitados!!! Como um pais pode crescer - em termos da educação - se temos professores que possuem somente nível médio, ensinando para alunos do ensino médio, até mesmo em escolas particulares - consideradas mais exigentes e melhores... não só isso, a valorização desses "profissionais" é maior - não só pelos alunos, mas também pelas escolas - naqueles que não possuem tal formação e/ou possuem formações diferentes, chegam em sala de aula, fazem algumas piadinha e a galera vai ao delírio... belos atores, decoram os textos do livro e assim os transmitem, mas não vale fazer uma pergunta contextualizada, nem trazer questões mais difíceis. Ah, também não vale perguntar demais. O país está uma vergonha, mas nós mesmos estamos contribuindo com esta lastimável educação.... Porque isso só acontece no Brasil??... tudo fora de seus devidos lugares!!... Podemos claramente e sem muito esforço comprovar esse déficit, quando nos deparamos com a realidade em uma universidade federal, que os alunos, providos também de escolas particulares, não sabem pensar, contextualizar, interpretar, resolver, etc.... os professores ficam desesperados, de mãos atadas. Triste e lastimável!!!

    vou ficar por aqui, senão ficarei por muitas horas escrevendo.

    Desculpe, mas isso é a realidade!

    ResponderExcluir