Pesquisar este blog

sábado, 9 de abril de 2011

Você é uma pessoa interessante?

 
É provável que em alguns momentos da sua vida você deve ter se questionado sobre ser ou não uma pessoa interessante. Às vezes dá a impressão que nem todas as pessoas nascem com o atributo "ser interessante". Com vontade e disposição esse atributo pode ser construído ao longo da vida. 



Para ser uma pessoa interessante, antes de tudo, você tem que ser interessado pelas pessoas, pelas coisas, enfim, por quase tudo que acontece no mundo. Tem que ser antenado e, principalmente, curioso.
Cultive o hábito de querer saber mais, desvendar, conhecer coisas e pessoas diferentes, raras e originais. Busque pontos de vista incomuns e inusitados de um mesmo tema, livro, obra de arte, filme, música etc.
Estar aberto para novas ideias, conceitos, pontos de vista e críticas pode transformá-lo numa pessoa mais atraente tanto para seu relacionamento pessoal -familiar ou amoroso - como para as relações profissionais, de amizades ou de grupos com interesses semelhantes.
Tente se colocar no lugar do outro ou se identificar com o que ele sente. Exercite a empatia. Dê atenção sincera e procure entender por que a outra pessoa tomou certas atitudes que, num primeiro momento, podem lhe parecer estranhas ou erradas.
Além disso, tenha interesse genuíno pelas pessoas. Demonstre por meio de palavras e gestos o seu interesse autêntico pelo outro. Lembre-se que cada pessoa é um verdadeiro livro de histórias, aprendizados, erros, acertos, comédias, tragédias. Tente conhecer e extrair das pessoas o que elas têm de bom para dar.
Manter uma conversa agradável dependerá diretamente da espontaneidade e naturalidade evitando sempre a artificialidade. Na melhor que começar um papo com perguntas descontraídas e interessantes para a outra pessoa.
Seja sucinto nas suas história e descrições e não esqueça da objetividade, para não tornar a conversa cansativa, evite portanto, monopolizar as atenções, sendo autêntico e sincero é a melhor forma de se manter uma boa conversa. Lembrando que o diálogo é uma troca de informações e ter prazer em conversar, trocar ideias, relembrar e por que não conhecer a outra pessoa de forma prazerosa. Fique atento em silenciar para poder dar abertura para o outro expressar seu ponto de vista. 

Não esqueça que nosso corpo fala e muito! A todo o momento estamos emitindo e captando sinais, gestos e atitudes. Geralmente, fazemos isso de forma inconsciente. E muitas vezes não percebemos que estamos expressando muitas emoções, sejam elas boas ou ruins, como alegria, prazer, descontentamento, rejeição, antipatia, etc. Portanto, tente se conhecer corporalmente melhor para poder ter um pouco mais de domínio sobre sua linguagem corporal.
Também procure fazer alguma atividade nas horas vagas que desperte prazer, satisfação e relaxamento. Pratique algum esporte ou simplesmente faça caminhadas com freqüência, fotografe, faça cursos, colecione algo. Descubra alguma aptidão esquecida como desenho, pintura, artesanato em madeira, escultura, costura, etc.
Procure ler muito. Faça passeios semanais em livrarias, compre revistas com temas diferentes do que costuma ler, selecione na Internet assuntos de seu interesse e vá fundo na pesquisa. 

Um comentário:

  1. Eu disse que apareceria,só ñ disse qnd,rsrs...
    Gostei muito do seu blog,acabei relaxando,incita conhecimento,estímula o inconsciente,é bem legal...amei os posts,passarei a frequente-lo assidualmente! =)

    ResponderExcluir