Pesquisar este blog

domingo, 3 de abril de 2011

Marketing pessoal

 
A competição acirrada por uma vaga no mercado de trabalho gerou uma corrida cujo vencedor é aquele que consegue agregar o maior número de qualidades. O currículo se tornou mais do que uma folha cheia de informações e obriga o candidato a procurar outras maneiras de se destacar.
A imagem é uma preocupação constante entre os aspirantes a uma carteira assinada. Valorizar a imagem do profissional no mercado de trabalho corresponde à aplicação de um conhecimento muito apreciado por quem está em início de carreira, o marketing pessoal.

O marketing pessoal ensina o indivíduo a aproveitar ao máximo seus dons e habilidades e contribui para o posicionamento do profissional em um lugar de destaque na empresa onde trabalha.
 
De acordo com o conceito de marketing pessoal, você é uma microempresa que precisa organizar todos os aspectos da sua carreira para que seja vista de forma positiva. Para conseguir imprimir essa imagem, o profissional deve analisar a situação que está vivendo. Depois de avaliar finanças, recursos, rede de amigos e estágio acadêmico, você deve definir quais são os seus objetivos.
Não adianta você ser altamente competente ou conhecedor da atividade que quer desempenhar. Você precisa ter uma postura profissional e aplicar as regras da etiqueta empresarial. Assim, seu chefe e colegas de trabalho vão fazer questão da sua presença na equipe.
Um produto com uma marca bem-sucedida deve ter qualidade e ser bem conceituado. A mesma lógica serve para quem quer fazer seu marketing pessoal. Não basta ser bom, é necessário saber divulgar o que se faz.
Seja um produto de qualidade e passe a ser respeitado por todos. Construa a sua marca de forma sólida fundada em conhecimentos adquiridos e experiências produtivas. Assim, será mais fácil vender sua imagem.
O Marketing pessoal não exige que você seja perfeito(a), mas ensina você a tornar seus defeitos invisíveis a partir de uma estratégia de comunicação eficiente. Seus pensamentos e atitudes devem trabalhar a seu favor no ambiente profissional.
Aqui relacionamos algumas dicas de etiqueta empresarial para você investir em seu marketing pessoal e melhorar a maneira como o mundo a vê.
  • Observe pessoas bem sucedidas e descubra como elas se relacionam e o que fazem para serem percebidas de forma tão positiva.
  • Invista nos seus estudos. Idiomas, pós- graduação e outros cursos de aperfeiçoamento.
  • Aumente seu networking, rede de amigos e relacionamentos. Quanto maior for a rede de contatos, melhor será a possibilidade de conseguir uma indicação.
  • Seja visto! Participe de eventos sociais, almoços, encontros empresariais.
  • Simpatia abre portas e faz novos contatos.
  • Saber ouvir, falar e trabalhar em equipe são pontos fortes que estampam sua marca na memória dos que trabalham com você.
  • Fique antenado(a) com o que acontece no mundo. Você vai conseguir participar de qualquer roda de conversa e ser interessante.
  • Ética e valores morais sempre devem nortear suas ações. Não prejudique ninguém para alcançar o que deseja, você será o(a) maior prejudicado(a).









Fonte:  http://bbel.uol.com.br/comportamento/post/etiqueta-empresarial-e-o-marketing-pessoal.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário